A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta segunda-feira (9), um balanço parcial das campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo. As doses contra o sarampo são aplicadas nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, e de forma eletiva nos trabalhadores e profissionais de saúde. Já a vacina que protege contra influenza, o vírus da gripe, está disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Essas duas campanhas de vacinação são simultâneas, e as doses podem ser aplicadas na mesma pessoa, no mesmo dia. No caso da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, Londrina registrou, até sábado (7), a aplicação de 3.898 doses, sendo que, deste total, 3.187 foram em crianças.
A vacina contra gripe possui um público-alvo mais amplo, com grupos que são mais suscetíveis a complicações caso contraiam o vírus influenza. O relatório da SMS, com dados até o último sábado (7), apontou 71.719 doses aplicadas. O grupo com maior volume de doses aplicadas é de idosos (51.536), seguido de trabalhadores de saúde (10.739), crianças de seis meses a menores de 5 anos (3.769), pessoas com comorbidades (3.184), professores (1.768), gestantes (392) e profissionais das forças de segurança (137).
Além desses grupos, a campanha contra gripe contempla ainda integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, puérperas, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Para receber a vacina contra a gripe ou sarampo, basta comparecer na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próxima da residência, tendo em mãos um documento de identificação com foto e, se possível, carteira de vacinação. No caso de crianças, o RG pode ser substituído pela certidão de nascimento.
Quem tiver comorbidades ou doenças crônicas e for receber a dose contra gripe, mas não faz acompanhamento na rede municipal de saúde, deverá ter em mãos um atestado médico ou a receita dos medicamentos de uso contínuo. E os profissionais e trabalhadores devem comprovar o vínculo ativo ou levar um holerite recente.
Centro de Imunização – E no sábado (7), o Centro de Imunização da Zona Norte atendeu pela última vez, no prédio do CCI Norte. Neste dia, a unidade registrou a aplicação de 932 doses contra Covid-19, incluindo reforços.
A partir desta segunda-feira (9), a vacinação contra Covid-19 está disponível em onze UBSs da área urbana de Londrina. São elas: Parigot, João Paz e Milton Gavetti (Norte); Ouro Branco, Eldorado e Itapoã (Sul); Vila Ricardo e Armindo Guazzi (Leste); Guanabara (Centro), Jardim do Sol e Santa Rita (Oeste).
Os agendamentos devem ser feitos com antecedência, pelo Portal da Prefeitura. No dia e horário marcado, basta comparecer na UBS selecionada e apresentar documento pessoal, carteira de vacinação e o comprovante de agendamento impresso, contendo o QR Code.