Desde a última segunda-feira (17), quatro médicos da rede municipal de Saúde estão realizando teleconsultas para quem testou positivo para a Covid-19 e está assintomático ou apresenta sintomas leves da doença. Eles já atenderam aproximadamente 90 pacientes e a agenda até sexta-feira (21) está cheia.
A prefeitura estuda aumentar o número de profissionais para ampliar a oferta de atendimento. Na teleconsulta, as principais queixas são nariz congestionado, dores de cabeça e garganta, além de muitas dúvidas sobre medicamentos. “Aquela velha confusão que o paciente faz, usar antibiótico para um quadro viral. A gente tem que reforçar que em caso de virose, apenas medicação sintomática e uma boa hidratação”, disse o médico Sérgio Canaveze.
A triagem e o agendamento são feitos previamente por uma equipe da Universidade Estadual de Londrina por meio de teleatendimento. A parceria entre a prefeitura e a Uel foi firmada para agilizar o agendamento e desafogar os serviços de saúde, que ficaram sobrecarregados com a explosão de casos de Covid-19 nas últimas semanas.
Com a triagem, o paciente é encaminhado para a consulta com diagnóstico fechado, o que facilita o atendimento. “Uma das coisas mais difíceis é firmar o diagnóstico, mas como nesse caso já vem pronto com o teste positivo, então atende bem a expectativa do paciente e a gente consegue dar as orientações necessárias”, explicou o médico.
A teleconsulta tem duração média de 15 minutos e é feita por meio de uma plataforma online. O médico busca saber quando os primeiros sintomas apareceram, se a pessoa já tomou a vacina e com quem teve contato. Ao final, encaminha por e-mail a prescrição médica - quando é necessário receitar algum medicamento-, e o atestado médico.
“Os pacientes ficam em observação, cumprindo o isolamento e se tiver agravamento do quadro ou persistência da febre, são orientados a procurar um atendimento presencial”, garantiu o médico.
O paciente segue em observação e se for necessário pode passar por outra consulta ou é aconselhado a buscar atendimento presencial. Com as teleconsultas, a expectativa é interromper a circulação do vírus e controlar a disseminação da doença.
As teleconsultas devem ser agendadas pelo Disque-Covid no número 0800-400-1234, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. O agendamento vai ocorrer mediante envio do laudo do exame, seja PCR ou antígeno, onde conste o resultado positivo e os dados do paciente.
Após a equipe do Disque-Covid concluir a etapa de triagem e agendamento, o médico da SMS fará o contato com o paciente, no dia e horário marcados.