O Tribunal de Contas fez uma inspeção para conferir os plantões de médicos e enfermeiros nas três unidades de saúde mantidas pela Universidade Estadual de Londrina, UEL. A fiscalização ocorreu em novembro no o Hospital Universitário (HU), na Clínica Odontológica Universitária (COU) e no Hospital Veterinário (HV).
Os dias escolhidos foram um domingo à noite, dia 3 de novembro, das 21 horas às 23h30, quando cinco servidores da Sétima Inspetoria de Controle Externo foram ao local. "Verificamos se os médicos e enfermeiros escalados para os plantões estavam efetivamente trabalhando", conta o analista de controle Valdecir Francisco Demeneck, que viajou a Londrina naquele domingo.
Segundo o analista de controle Marcio José Assumpção, não foram encontradas inconsistências relevantes que pudessem motivar a abertura de Tomada de Contas Extraordinária. As conclusões do trabalho, com possíveis recomendações de melhoria, serão apresentadas à UEL no Relatório Anual de Fiscalização, que será entregue à instituição no ano que vem.
"Trabalho como este realizado na UEL têm um aspecto pedagógico, demonstrando aos órgãos jurisdicionados que o Tribunal de Contas atua mesmo em locais e horários incomuns, como hospitais em um domingo à noite", afirma Assumpção.
(Com informações de TCE)