Todos os locais
Todos os locais
Ciência e saúde

Uopeccan celebra mais de 2,6 milhões de atendimentos em 30 anos de história

12 jun 2021 às 08:24
Por: Redação Tarobá News

No mês de junho, dia 12, o Hospital do Câncer Uopeccan completa trinta anos de dedicação pela vida. Com o principal objetivo de oferecer atendimento médico-hospitalar de qualidade, de forma humanizada e segura promovendo a geração de conhecimento por meio do Estudo e da Pesquisa. Durante essa trajetória foram realizados, mais de 2,6 milhões atendimentos, 110 mil internações e 90 mil cirurgias. Diariamente a instituição atende 800 pessoas por dia, de Cascavel, região oeste, noroeste, centro-oeste e sudoeste do Paraná. A nossa história só foi possível com a iniciativa de um grupo de rotarianos, entre eles, Antoninho Ricardo Sabbi, que participou de um curso no hospital do câncer, em Paris. “Durante a viagem tive contato com diversas pessoas, observando a forma que a entidade trabalhava em prol de seus pacientes, despertou em mim, a vontade de colocar em prática esse projeto em Cascavel”, destacou o idealizador e fundador da Uopeccan, Sabbi.

No dia 12 de junho de 1991, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer nascia e, caminhava para se tornar um Centro de Excelência em Oncologia. Antoninho Sabbi, além de ser o precursor, foi o primeiro presidente da instituição no ano de 1991 a 1993. “Houve momentos difíceis, no entanto com ajuda dos rotarianos, empresários, médicos e a comunidade, conseguimos levar adiante o propósito de oferecer atendimento oncológico à sociedade. Hoje, a Uopeccan não é mais uma plantinha frágil, mas uma árvore carregada de frutos, cujo as tempestades a fizeram crescer e criar raízes profundas”, afirmou Antoninho.

De acordo com o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan, a trajetória da entidade teve a contribuição da população, que até hoje ajudam manter o hospital através das doações. “Somos uma grande família, e essa comemoração de 30 anos dedicamos para aqueles que fazem parte dessa história de luta e amor ao próximo. Todo esse crescimento é graças ao empenho de cada pessoa que abraçou e somou forças para sermos referência no tratamento oncológico de qualidade”, enaltece Furlan.

“É uma honra fazer parte da fundação da Uopeccan e ter a oportunidade de acompanhar até hoje sua evolução, isso nos deixa orgulhosos. Não poderia deixar de parabenizar, aqueles que ajudam todos os dias através do seu trabalho com dedicação e empatia, os fundadores, colaboradores, rotarianos, legionárias, equipe multidisciplinar, pacientes e a comunidade em geral”, ressaltou o presidente do Conselho Superior, Ciro Kreuz.

Atualmente contamos com 610 colaboradores e 110 médicos, alguns desses profissionais começaram sua carreira profissional na instituição e continuam até hoje, como é o caso da Adriana Maria Ames, que iniciou o seu primeiro estágio no dia 19 de janeiro de 1988, quando tinha 18 anos.  “Éramos em torno de dez funcionários, incluindo os médicos radioterapeutas. A Uopeccan foi expandindo os atendimentos e em parceria com o Hospital Regional, que cedeu um espaço para iniciar os seus atendimentos no ambulatório, com consultas e procedimentos diagnósticos, onde eu trabalhei na recepção”. Depois de 5 anos trabalhando como recepcionista, Adriana foi promovida para trabalhar no setor de faturamento, como faturista. “Hoje a Uopeccan é esse complexo hospitalar, e agora sou a coordenadora da equipe de faturamento hospitalar, com uma trajetória de 23 anos junto desta Instituição. Sou grata pelo acolhimento e as experiências que adquiri com o tempo nesse lugar”, finaliza Adriana.

Outras notícias

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Há 20 anos, Marines de Fatima Correa de Siqueira dedica seu amor pela enfermagem na Uopeccan. “No início tinha poucos funcionários, minha matrícula era a 51. Os atendimentos ocorriam na ala F1 no HU, sendo uma sala somente para atender os pacientes”, completou a técnica de enfermagem.

 INSTALAÇÕES

A Matriz da Uopeccan de Cascavel conta com 104 leitos adultos e 8 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo como principal objetivo a prevenção, diagnóstico e o tratamento. O hospital tem 5 salas de Centro Cirúrgico, com profissionais capacitados para atender qualquer tipo de cirurgia de urgência e emergência relacionadas à oncologia.  A instituição possui uma estrutura para o tratamento de pacientes infantojuvenil, na ala da Oncopediatria, com 11 leitos e 2 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrico. Além de realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecemos assistência particular e com Operadoras de Plano de Saúde. “Para mim é um privilégio ter contribuído com o crescimento desse hospital, que se tornou referência da prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com câncer. A Uopeccan vem acompanhando toda evolução que a medicina traz, proporcionando assim aos pacientes qualidade e segurança por meio dos seus atendimentos’, destacou o cirurgião oncológico, que trabalha na unidade desde 2005, Dr. Hildebrando Massahiro Nagai.

Somos a única instituição do interior do Paraná, credenciada a realizar transplantes de TMO Autólogo (Transplante de Medula Óssea) e transplante de fígado. Desde setembro de 2009, até o momento foram realizados 241 Transplantes de Medula Óssea e 148 Transplantes de Fígado. “O grande diferencial da Uopeccan, que ela não se acomodou devido suas limitações no início da fundação. A cada dia que passa vem buscando melhorias na prestação de serviço, sendo assim uma assistência médica fundamental para pacientes de diversos municípios”, enfatizou um dos primeiros médicos, o médico intensivista, Dr. Péricles Almeida Delfino Duarte.

Desde abril de 2000, a Uopeccan oferece todo o serviço de hotelaria na Casa de Apoio para os pacientes e acompanhantes de outras cidades, que precisam de um local para se hospedar durante o tratamento oncológico. Em 2020, foram servidos 15.339 cafés, 5.558 almoços e 4.794 jantas, sendo atendidos 1.213 pacientes e 555 acompanhantes. O local tem sala de TV, biblioteca, quartos com estrutura para acomodar 4 pessoas, salão de confraternização e jardins. Além disso, recreações são oferecidas para auxiliar no bem-estar do paciente, como jogos de bingos, baralho e ações que envolvem escolas e parceiros que abraçaram a causa.

FILIAL

A Uopeccan de Umuarama iniciou em 15 de janeiro de 2010, o que culminou com sua inauguração 4 de março de 2016, muitos foram os avanços, a entidade atende toda a macrorregião que engloba mais de 80 municípios, não apenas na oncologia, mas também nas demais especialidades habilitadas. Hoje além do tratamento de prevenção e cura do câncer, somos referência para o tratamento da covid-19. Um dos marcos históricos para o hospital foi a definição da unidade em março de 2020, como uma das referências estaduais no acolhimento e atendimento a paciente suspeitos ou confirmados da Covid-19.

VOLUNTARIADO

Contamos com mais de 700 voluntários entre as Unidades de Cascavel e Umuarama que dedicam seu tempo aos pacientes em tratamento. Para capacitar esses voluntários, a Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) trabalha para desenvolver e orientar os trabalhos desempenhados na entidade. Além de auxiliar os pacientes com diversos recursos para lidarem melhor com a autoimagem, seja através de técnicas; de como usar os lenços, perucas, campanhas, trocas de experiências, momentos de interação e integração que trazem esperança e um novo olhar para si e os outros.

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Dia Nacional da Saúde: especialista elenca hábitos básicos para uma vida longa e saudável

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Ciência e saúde

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Ciência e saúde

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mistério: homem desaparece após chegar no trabalho e carro usado por ele fica no local

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após sofrer grave acidente na Avenida Carlos João Strass

Cidade
Londrina e região

Morre menino de sete anos baleado no colo do pai por homem que invadiu casa da família

Cidade
Londrina e região

Quatro novos radares instalados em Londrina começam a multar nesta segunda-feira

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.