A 17ª Regional de Saúde, com sede em Londrina, alcançou até esta terça-feira (08), apenas 37,6% de cobertura vacinal contra Influenza. A Regional abrange 21 município.
Das 371.388 pessoas que fazem parte do população alvo e que podem ser imunizadas de graça nas unidades de Saúde, apenas 139.782 doses foram aplicadas.
Com o baixo índice, a 17ª Regional não fica nem entre as 10 primeiras que mais vacinaram no Estado. A campanha de Imunização contra Influenza começou há quase dois meses. A última etapa começa nesta quarta-feira (9).
A vacinação foi distribuída em três etapas. A primeira, de 12 de abril a 10 de maio, teve como público as gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, de 11 de maio a 08 de junho, o foco foram idosos com 60 anos ou mais e professores da rede pública e privada.
Já a terceira e última etapa, que começa nesta quarta-feira (9), segue para os seguintes grupos: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A meta é vacinar 1.247.338 pessoas em todo o Paraná.
Até agora, o estado vacinou apenas 33,4% do grupo prioritário. O Ministério da Saúde estima que mais de 4,4 milhões de pessoas devem se vacinar contra a gripe, mas só 1.497.202 buscaram a aplicação, que é feita em dose única.