Todos os locais
Todos os locais
Ciência e saúde

Vacinação Covid-19 registrou mais de 5 mil doses aplicadas na última semana

16 mai 2022 às 20:10
Por: Redação Tarobá News

Desde a última segunda-feira (9), a vacinação contra Covid-19 é realizada de forma descentralizada em Londrina. As doses para o público adulto e infantil, acima de 5 anos, são ofertadas em onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana. E entre os dias 9 e 14 de maio, foram aplicadas 5.610 doses, sendo 4.870 na população acima de 12 anos e 740 para o público infantil.

Para receber a vacina, é preciso fazer o agendamento com antecedência pelo site exclusivo no Portal da Prefeitura. No dia e horário marcado, basta comparecer na UBS selecionada tendo em mãos um documento pessoal, preferencialmente RG, carteira de vacinação mais o comprovante de agendamento impresso, que contém o QR Code.

As UBSs que aplicam as doses contra Covid-19 são Parigot, João Paz e Milton Gavetti (zona norte); Ouro Branco, Eldorado e Itapoã (zona sul); Vila Ricardo e Armindo Guazzi (leste); Guanabara (centro), Jardim do Sol e Santa Rita (oeste).

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisou que, enquanto as unidades do Ouro Branco e Jardim do Sol permanecem exclusivas para vacinação, as demais UBSs conciliam os atendimentos da Atenção Primária com a aplicação da vacina. “Em determinados pontos, há um esgotamento muito rápido das vagas e, por outro lado, sobram vagas em outras unidades, como é o caso do Jardim do Sol e Ouro Branco. Essas duas unidades permanecem exclusivas para vacinação, e tem sobrado cerca de 400 a 500 vagas por dia nesses dois locais. Por isso, orientamos a população que, se porventura, buscou a unidade mais próxima do seu bairro e não conseguiu fazer o agendamento, que confira as demais alternativas”, destacou.

Além das doses regulares, a vacinação contra Covid-19 contempla também o primeiro e segundo reforço. Essa segunda dose extra, no entanto, está disponível somente para a população com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, conforme determinação do Ministério da Saúde. E para recebe-la, é preciso aguardar 120 dias após a aplicação do primeiro reforço.

“Nos últimos dias, tivemos um aumento dos casos de Covid-19, o que dentro do contexto é esperado. Entramos no período mais frio do ano, que favorece a circulação de vírus respiratórios e, dentre eles, está o coronavírus. A importância de a gente conseguir manter elevado os números de vacinação é justamente que as pessoas tenham a proteção correta, obtida pela vacina, de modo que não haja nenhuma alteração no cenário epidemiológico, em especial número de internações e óbitos provocados pela Covid-19”, complementou o secretário municipal de Saúde.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Ciência e saúde

Dia Nacional da Saúde: especialista elenca hábitos básicos para uma vida longa e saudável

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Motorista em marcha ré atropela idosa de 79 anos no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Confira o resultado da pesquisa para o segundo turno das eleições em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que não havia voltado de 'saidinha' morre em confronto com a polícia em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.