Todos os locais
Todos os locais
Cotidiano

Ação da SEMA recolheu mais de 1,5 tonelada de aparelhos eletrônicos

23 ago 2021 às 18:49
Por: Redação Tarobá News
Foto: Emerson Dias - N.Com/PML -

A população londrinense teve oportunidade de participar, no sábado (21), de duas ações ambientais realizadas no estacionamento do Parque Arthur Thomas (Rua da Natureza, no 155 – Jardim Piza). As atividades incluíram a campanha de adoção de animais, promovida pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA); e a iniciativa “Rotary Coleta”, conduzida pelo Rotary Club Londrina Sul, em parceria com a Sema e o Tiro de Guerra de Londrina.

Com o objetivo de recolher diversos itens eletrônicos usados, bem como pilhas, chapas de raio-x, roupas e óleo antigo, entre outros materiais, o “Rotary Coleta” foi realizado das 9h às 16h, em formato drive-thru. Cerca de 120 veículos participaram da ação, sendo que os 100 primeiros motoristas receberam uma muda de flor ou de tempero.

Ao todo, a atividade coletou 1,5 tonelada de eletroeletrônicos; 20 kg de pilhas; 25 kg de chapas de raio-x; e aproximadamente 200 l de óleo de cozinha usadoAlém disso, foram arrecadadas 600 peças de roupa, sendo que as que estiverem em condições de uso serão doadas a organizações sociais ou comercializadas no bazar beneficente do Rotary Club. Já os itens danificados foram encaminhados para recicladores.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, os materiais eletroeletrônicos também receberão a destinação ecologicamente correta, sendo desmontados e tendo suas peças comercializadas, com parte da renda revertida para projetos sociais. Ainda segundo Pissinati, o Parque Arthur Thomas recebe as ações do Rotary Coleta a cada três meses, para incentivar o descarte correto de resíduos.

“Se esses objetos fossem descartados no meio ambiente, eles se decomporiam e seus resíduos contaminariam o solo e a água com metais pesados, como o chumbo, lítio, níquel e cromo, que podem levar centenas de anos para se decompor. Dessa forma, estamos evitando problemas ambientais e de saúde pública. Além disso, a iniciativa promove a economia circular, por meio do reaproveitamento do plástico, metal, vidro e outros materiais que serão transformados em novos produtos”, frisou.

Outras notícias

Descubra como o câncer de próstata e outras doenças reprodutivas afetam cães e gatos

Perfeito para o café da tarde: faça esse de bolo de limão com coco

A obesidade e o sedentarismo podem envelhecer o seu sistema imunológico

O engenheiro agrônomo João José Passini, morador do Jardim Mediterrâneo, aproveitou a ocasião para descartar um fogão antigo. “Fiquei sabendo da ação ao ler a notícia sobre ela, no site da Prefeitura de Londrina, e fiquei muito feliz por poder dar um destino adequado a esse aparelho. É uma iniciativa fundamental, porque os itens desse tipo não são levados pela coleta de lixo regular ou seletiva”, afirmou.

Adoção de animais – Também no sábado (21), das 9h às 13h, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) realizou uma campanha de adoção de animais no estacionamento do Parque Arthur Thomas. Estiveram disponíveis para adoção cinco cãezinhos – sendo três fêmeas e dois machos – todos castrados, vacinados e vermifugados. Esses animais haviam sido resgatados de situações de maus-tratos pela Sema.

Durante a atividade, dois cães receberam um novo lar. A diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, explicou que os adotantes devem assinar um Termo de Adoção, sendo que as equipes do órgão visitarão suas residências, periodicamente, para verificar a adaptação dos animais. “Ainda temos 17 cãezinhos disponíveis para adoção. Pretendemos realizar ações mensais, com número pequeno de animais, para reduzir o stress dos cães. A adoção responsável é muito importante, pois esses animais sofreram bastante, então precisam de carinho e cuidado”, disse.

A dona de casa Márcia Regina da Silva, moradora do Jardim Santa Fé, adotou uma cachorrinha a pedido de seu filho. “Vi na televisão que essa campanha aconteceria e resolvi participar, porque achei muito bom os animais já estarem castrados e vacinados”, contou.

Quem desejar adotar um dos animais mantidos pela DBEA também pode fazer isso on-line, por meio da página do órgão (clique aqui). Após o preenchimento do formulário, disponível no site, a DBEA analisa o perfil do candidato e, em caso de aprovação, entra em contato para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção. Os requisitos são: ter a idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer atenção e os cuidados necessários. É preciso manter a higiene do cãozinho, cuidar de sua saúde, disponibilizar um abrigo confortável e seguro e oferecer liberdade, espaço e carinho para ele.

Veja também

Relacionadas

Vitrine Revista
Imagem de destaque

Clássico, contemporâneo ou rústico? Descubra o seu estilo na hora de decorar

Vitrine Revista
Imagem de destaque

O sucesso de uma mulher não é uma ameaça mas sim uma inspiração

Vitrine Revista Cascavel

Padrões familiares: o que são e porque devemos quebrá-los?

Vitrine Revista

Famílias: o que explica os casais terem cada vez menos filhos?

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mistério: homem desaparece após chegar no trabalho e carro usado por ele fica no local

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após sofrer grave acidente na Avenida Carlos João Strass

Cidade
Londrina e região

Morre menino de sete anos baleado no colo do pai por homem que invadiu casa da família

Cidade
Londrina e região

Quatro novos radares instalados em Londrina começam a multar nesta segunda-feira

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.