Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Alternativas penais durante pandemia: órgãos do poder judiciário devem cumprir resolução do CNJ

11 mai 2020 às 13:35
Por: Redação Tarobá News

As orientações emitidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre alternativas penais durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) devem ser seguidas pelos órgãos do poder judiciário. Em caso de descumprimento, é possível adotar medidas judiciais, segundo o advogado Henrique Salvati Beck Lima.

O documento, encaminhado aos Tribunais de Justiças e governos estaduais trata de penas restritivas de direitos, conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa, bem como medidas cautelares diversas da prisão. A intenção é apontar os caminhos para evitar a contaminação em massa do novo Coronavírus nas unidades prisionais. As recomendações abrangem as fases que precedem o julgamento e a de execução da sentença.

“Essas orientações objetivam substituir a pena privativa de liberdade por medidas alternativas, buscando a solução mais adequada ao caso. São estabelecidos diversos deveres aos órgãos do poder judiciários, que deverão cumprir essas recomendações”, explica o advogado Henrique Salvati Beck Lima.

Nas fases anteriores ao julgamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orienta reavaliação de prisões preventivas e que novas ordens desse tipo de prisão sejam determinadas apenas em casos excepcionais. Também ocorreu recomendação para que seja eliminado comparecimento periódico em juízo e suspensa fiança para concessão de liberdade provisória. Há ainda apontamento para disponibilização de orientações sobre medidas sanitárias e sobre o funcionamento dos serviços de acompanhamento das medidas à pessoa autuada em flagrante.

“Outro ponto que destacamos dessa recomendação é a de prorrogar de forma automática as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha durante a pandemia do novo Coronavírus”, aprofunda o advogado Henrique Salvati Beck Lima. Já na fase de execução de sentença, Henrique explica que a orientação é para que os magistrados dispensem o comparecimento para o cumprimento de penas e medidas alternativas, computando o período como etapa devidamente cumprida.

Outras notícias

Tuiuti Esporte Clube encerra 2025 com avanços e projeta melhorias para 2026

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

O CNJ orientou ainda que juízes possam indicar ao Ministério Público processos que preencham requisitos legais para suspensão condicional. No caso do regime aberto, indica-se priorizar a adoção de medidas relacionadas a estudo em detrimento de outras medidas de privação de direito.

Em caso de descumprimento das orientações dessa resolução, medidas judiciais podem ser tomadas. “Um advogado de confiança deve ser procurado para auxiliar, verificando o caso em particular e, confirmando desrespeito às orientações, tomar as medidas cabíveis necessárias para exigir o cumprimento das orientações técnicas do CNJ”, explica Henrique Salvati Beck Lima.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Cotidiano
Imagem de destaque

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Paraná
Paraná

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Cidade
Londrina e região

Investigado é preso em flagrante em operação que apura loteamento irregular em Ibiporã

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.