Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Casos de dengue estão estabilizados em Toledo

29 jul 2020 às 18:30
Por: Redação Tarobá News

Se a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), ainda tem causado enormes problemas em Toledo, com uma grande incidência de casos e de óbitos, isso tem mudado quando o assunto é a dengue, que parece ter alcançado uma estabilidade de casos no município.

De acordo com os dados divulgados pelo setor de endemias da Prefeitura de Toledo no dia 15 de julho, o município conta com 5.230 casos notificados da doença. No momento são 4.932 casos autóctones (Casos contraídos no município), 63 casos importados de outras localidades, além de 361 casos descartados. Até o último boletim informativo nenhum caso estava aguardando resultado. Toledo ainda teve quatro óbitos decorrentes da dengue no ano de 2020.

Para o diretor do setor de endemias da Prefeitura de Toledo, Selídio Schimitt, o avanço da proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti foi estabilizado em Toledo. “No momento nós conseguimos diminuir consideravelmente o número de casos da doença em Toledo. Isso muito por conta do fumacê e também dos baixos índices de chuva e umidade registrados nas últimas semanas”, destacou, Schimitt.

Fumacê

O fumacê, inseticida utilizado para combater o mosquito Aedes Aegypti começou a ser aplicado em Toledo no dia 02 de maio, sendo concluído em 12 de julho. A pulverização foi realizada em todos os bairros e distritos do município.

Outras notícias

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Segundo, Selídio Schimitt, os resultados foram extremamente positivos. “Os resultados foram muito satisfatórios. Nós recebemos inúmeras reclamações de focos de lixo e de dengue todos os dias, mas após a aplicação do fumacê, essas reclamações reduziram em mais de 90%. Agora é manter os terrenos e residências em ordem para evitarmos um número considerável de casos nos próximos meses”, ponderou.

No dia 12 de março o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi (PP), decretou situação de emergência no município por conta da epidemia de dengue, que foi uma das maiores dos últimos anos em todo o Paraná.

Após este decreto o município obteve a liberação para a aplicação do fumacê, que não chegou a Toledo em um primeiro momento, por conta de um atraso na distribuição do inseticida por parte do Ministério da Saúde. Somente no mês de maio a Prefeitura teve acesso ao produto, que foi aplicado em Toledo por equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Manutenção dos cuidados

Mesmo com os casos caindo, é super importante contar com a conscientização da população, que precisa se manter atenta aos cuidados com o seu terreno, lixo e residência. É o que pede, Selídio. “Não é tão comum termos dois anos consecutivos com um número elevado de casos de dengue. Mesmo assim é extremamente necessário que os cuidados sejam obedecidos pela população. É importante que todos efetuem a limpeza de suas casas e terrenos e também cuidem do seu lixo, local em que foram encontradas muitas larvas do mosquito da dengue durante o ano de 2020”.

A manutenção da limpeza das casas e terrenos é primordial para mantermos as larvas do mosquito Aedes Aegypti longe, no entanto, Selídio aponta que a maioria das pessoas não têm se atentado a isso. “Nossas equipes de agentes de endemias tem encontrado algumas dificuldades nas visitas às residências, por conta da pandemia de Covid-19. Porém nas visitas que estamos conseguindo efetuar, é fato que as pessoas estão deixando muito a desejar na questão de limpeza, o que cria um grande número de larvas e acarretará em mais casos no futuro. Penso que a nossa sorte nesse momento é que os índices de chuva tem sido baixíssimos”, informou.

Multas

Em Toledo caso sejam encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti em algum terreno ou residência, o proprietário receberá uma orientação e será notificado. Em caso de reincidência, o morador será novamente notificado e orientado. Caso a situação persista, o proprietário será multado em até 20 Unidades de Referência de Toledo (URT). Cada URT equivale a R$ 75,90, com as multas podendo chegar a R$ 1,518,00.

Fonte: Toledo News

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Vitrine Revista Cascavel

Confira os detalhes para o futuro da sua vida com o Jogo de Búzios!

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de integrar facção criminosa morre em confronto com o Choque na BR-369

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é executado na garagem de casa na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem tenta jogar irmão pela janela e acaba ferido em condomínio da zona leste

Tarobá Cidade Londrina
Londrina e região

Londrina figura entre as maiores economias do país, mas renda per capita preocupa

Paraná
Paraná

Policial e motociclista morrem após perseguição em Curitiba

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.