Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Em menos de uma semana, Copel flagra cinco casos de furto de energia em Toledo

03 mar 2020 às 16:39
Por: Redação Tarobá News

Os casos de furto de energia elétrica têm sido registrados com frequência na cidade de Toledo nos últimos dias. Cinco casos foram registrados no município desde a última quinta-feira. O último caso foi detectado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), em parceria com a Polícia Militar (PM). 

A ocorrência foi registrada em uma residência no Jardim Coopagro, onde havia alterações nos cabos de entrada e saída de energia. Equipes da Polícia Militar estiveram no local, mas não localizaram o responsável pelo ‘gato’. Outro caso foi constatado na última sexta-feira (28), no Jardim Panorama e outras três ocorrências foram registradas na quinta-feira (27), na Rua Cezário de Oliveira Cardoso, no Jardim Alto Alegre.

Os casos de furto de energia elétrica têm sido investigados pela Polícia Militar do Paraná em parceria com a Copel desde meados do ano de 2017 e fazem parte de uma operação denominada como ‘Operação Tensão Total’.

Somente no ano de 2019 a Copel registrou 10.849 procedimentos irregulares e fraudes no sistema de medição de energia elétrica em todo o Paraná. Esses números correspondem a um total de 43 casos por dia.

O superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Junior, reitera que essa é uma ação criminosa e pode prejudicar os consumidores que pagam a sua fatura de energia elétrica de forma regular.

Outras notícias

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

“Esses casos de furto geram um ônus para as pessoas honestas e que pagam a sua fatura de luz regularmente. Isso porque sem uma fiscalização mais rígida por parte da empresa parte dos valores iam para a conta de luz daquelas pessoas que pagam em dia”, explicou.

O superintendente ainda ressalta que as ligações irregulares podem causar problemas para quem a executa e também gerar uma sobrecarga na rede. “Quem executa esse tipo de ação corre o risco de sofrer choques. Isso preocupa ainda mais, pois pode causar uma sobrecarga na rede elétrica, levando a uma enorme variação de tensão e em alguns casos até pode provocar incêndios”, informou, João Acyr Bonat Junior.

As pessoas que tiverem alguma informação sobre ligações irregulares ou fraudes na medição da energia elétrica podem realizar uma denúncia anônima, com a intenção de que a Copel possa verificar e investigar a situação.

“É importante que quem souber de uma situação de fraude na medição de energia ou de alguma ligação irregular efetue a denúncia. As pessoas podem fazer a denúncia de forma tranquila, uma vez que a Copel garante o sigilo da denúncia, não identificando a pessoa. Isso é fundamental, até porque a denúncia é uma das principais maneiras de solucionarmos esse problema”, ponderou, João Acyr Bonat Junior.

Em 2019 a Companhia Paranaense de Energia Elétrica recebeu mais de 5 mil denúncias de furto de energia elétrica e irregularidades nas ligações. Essas denúncias representaram 10% das inspeções feitas pelas equipes de campo. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 51 00 116, selecionando no menu inicial ‘Outros serviços’, e em seguida, ‘Informações comerciais’.

O superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Junior, complementa ressaltando que a Operação tem como objetivo principal fazer com que os infratores paguem o valor justo em sua fatura. “O foco principal não é a prisão dos responsáveis pelo furto de energia elétrica, mas sim fazer com que essas pessoas paguem o valor correto de suas faturas e assim não prejudiquem os cidadãos honestos, que pagam os seus boletos em dia”, encerrou.

O famoso gato na energia elétrica até pode parecer vantajoso e benéfico para os infratores, mas é considerado crime, segundo o artigo 155 do Código Penal. Os infratores estão sujeitos a prisão, com uma pena que pode variar de um a oito anos de reclusão, além de multa. A fiança para esse tipo de crime pode chegar aos R$ 20 mil.

Fonte: TOLEDO NEWS

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Vitrine Revista Cascavel

Confira os detalhes para o futuro da sua vida com o Jogo de Búzios!

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem alerta vermelho para onda de calor com riscos à saúde até segunda-feira

Cidade
Cascavel e região

Idosa de 74 anos é resgatada após ser exposta ao sol como "castigo" em Cascavel

Paraná
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa quatro feridos graves em Palmeira

Cidade
Londrina e região

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Tarobá Cidade Londrina
Londrina e região

Londrina figura entre as maiores economias do país, mas renda per capita preocupa

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.