A caixa esclarece que o residencial Duque de Caxias foi contratado em 2010, tendo sido entregue as famílias em 2012. Após identificados vícios construtivos sob a responsabilidade da construtora Loibras, foi desocupado em fevereiro de 2018 por determinação da defesa civil, tendo em vista o risco de colapso das estruturas.
Desde a desocupação, cada família regule do residencial recebe mensalmente aluguel social no valor de R$890 pagos pelo FAR. A CAIXA apresentou solução definitiva de moradia para as famílias do empreendimento, reservando novos apartamentos no Residencial Anfatuba, localizado em Foz do Iguaçu, no bairro Três Lagoas.
A conclusão da obra está prevista para ser/2020 e esses beneficiários devem assinar os novos contratos até o final do mês de ago/2020, na ag. Centro de Foz do Iguaçu.
Apesar de o condomínio Duque de Caxias estar cercado, contar com equipe de segurança contratada pela CAIXA, dos alertas quanto aos riscos no local e, mesmo com o acionamento da PM, houve a invasão do empreendimento em 14/08/2020.
A CAIXA informa ainda que adotou as providências necessárias visando a reintegração de posse e, em especial, segurança das família. O pedido foi deferido pela justiça no sábado (15/08).
Os invasores foram intimados na manhã deste domingo (16/08) e tem 48h para desocupar o local.