Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Prefeitura atende pedido de pais e Clínica Escola para Autistas vira realidade

02 abr 2020 às 18:41
Por: Redação Tarobá News

“É a realização de um sonho. Para nós, pais, está sendo uma emoção extraordinária. Não tem como medir a quantidade da felicidade que estamos sentindo nesse momento, pois mostra que a Prefeitura de Cascavel está preocupada com seus cidadãos e especialmente os autistas. Eles [os autistas] se tornaram cidadãos relevantes para o Município”. O depoimento emocionado é do Marcos Paulo dos Santos, presidente do Caut (Centro de Apoio e Defesa dos Direitos dos Autistas de Cascavel) e pai do Victor, de 13 anos, que é um menino com o transtorno do espectro autista.  

A emoção dele é justificada, uma vez que finalmente Cascavel terá um espaço público para atender aos autistas da cidade, que já nasce com a missão de se tornar referência. Nesta quinta-feira (2), o prefeito Leonaldo Paranhos apresentou a Clínica Escola para Autistas, um espaço que vai atendê-los em duas frentes: nas questões educacionais e também no atendimento clínico-terapêutico.

“A clínica surgiu por conta da constatação do crescimento de crianças, jovens e adultos com autismo no Município. Nós rapidamente assumimos esse compromisso, colocamos no orçamento de 2020 e estamos oficialmente entregando a clínica. Terão profissionais de educação e saúde, não só cuidando dos atendidos, mas também das famílias”, pontuou o chefe do Executivo municipal, que lembrou que hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.    

O espaço fica no prédio da antiga Famipar, que foi totalmente estruturado para receber inicialmente 50 crianças matriculadas na rede pública de ensino. O Município está locando o prédio por um valor 20% abaixo do mercado, em razão da benevolência da Igreja Católica, na figura de Dom Mauro Aparecido dos Santos. “O prefeito Paranhos mostrou protagonismo na defesa da causa dos autistas. Não arrumou desculpas”, observa.

A escola deverá começar a receber os alunos após a pandemia do covid-19 ser superada. Os móveis e toda estrutura de profissionais será fruto de investimento do Município. “O serviço será conjunto entre educação e saúde. Ao mesmo tempo em que a educação vai trabalhar a questão da adaptação curricular, a saúde vai entrar com todos os trabalhos terapêuticos, na parte de fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicologia, médicos, psiquiatras e nutricionistas”, detalha a secretária de Educação, Márcia Baldini.

Veja também

Relacionadas

Cotidiano
Imagem de destaque

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

Cotidiano
Imagem de destaque

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Cotidiano

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Cidade

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem alerta vermelho para onda de calor com riscos à saúde até segunda-feira

Cidade
Cascavel e região

Idosa de 74 anos é resgatada após ser exposta ao sol como "castigo" em Cascavel

Paraná
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa quatro feridos graves em Palmeira

Cidade
Londrina e região

Obras dos três novos PAMs de Londrina sofrem novo atraso e entrega é prorrogada para 2026

Cidade
Londrina e região

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.