Desde o mês de agosto, os servidores do Programa Municipal de Imunização (PMI) fornecem percorrendo junto às empresas, indústrias para vacinar e atualizar o rol de doses que os trabalhadores devem garantir na caderneta vacinal. Esta semana, os caminhoneiros que fazem parada no Posto Sabiá, às margens da BR-277, estão sendo imunizados contra o Sarampo - através da vacina Tríplice Viral, que protegido também contra a rubéola e a caxumba.
Uma campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Brasileiros de 20 a 49 anos agora tem até 31 de outubro de 2020 para tomar a vacina contra o sarampo. O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação dessa faixa etária - que terminaria no dia 31 de agosto - por causa da baixíssima adesão.
Para auxiliar os servidores do PMI, a Secretaria Municipal de Saúde colocou à disposição o ônibus de atendimento móvel para a assistência aos trabalhadores. De acordo com a coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin Alves, no mês de agosto foram aplicadas 2560 doses da vacina tríplice viral para unidades de saúde convencional, chamada de vacinação extramuro.
Para a imunização, o ônibus de atendimento móvel da Secretaria de Saúde e os servidores realizaram o trabalho “extramuro”, ou seja, empresas foram visitadas para que os trabalhadores pudessem atendidos sem precisar sair do ambiente laboral. Funcionários da Coopavel, Lar e Nutiplan já foram contemplados com a imunização.
Hoje (09) os servidores do PMI permanecem no estacionamento do Posto Sabiá atendendo os caminhoneiros, que participam das atividades orientativas de direção e saúde. No próximo dia 15 de setembro, o Programa Municipal de Imunização não estará no complexo da Cotriguaçu, também às margens da BR-277, saída para Curitiba, para a imunização dos trabalhadores com vacina tríplice viral.
“Estar com todas as vacinas em dia, seja qual for a idade do paciente, é fundamental para garantir a imunidade e manter a qualidade de vida. A vacinação extramuro é uma recomendação do Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar a adesão das campanhas ”explicou uma coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin Alves.
“Em cada ação, seguimos os serviços disponíveis para a vacinação para a segurança das pessoas e dos servidores: máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, entre outros”, finalizou Ana Carolina.
Assessoria