O Dia das Mães deve aquecer o faturamento do comércio de Londrina. A data comemorativa é a mais importante para o varejo no primeiro semestre e a segunda melhor do ano, ficando atrás apenas do Natal.
Segundo pesquisa da ACIL, 64,3% dos entrevistados disseram que irão presentear as mães no próximo domingo (12). Por isso, a expectativa é que as compras com presentes movimentem R$ 72 milhões na economia da cidade. O valor médio gasto por consumidor deve ser de R$ 257,69.
O relatório apontou ainda que os presentes campeões de venda devem ser roupas/vestuário (58%), perfumaria (32%), calçados (24,4%), flores (16,6%), bijuterias e acessórios (10,4%), além de chocolates, eletrodomésticos, objetos de decoração, eletrônicos e livros.
E quem 52,8% de quem for às compras disse que deve pagar à vista. Em seguida está o parcelamento no cartão de crédito (24,4%), à vista no cartão de crédito (10,9%), cartão de débito (9,8%), crediário (2,1%) e parcelamento em cheque (0,5%).
Compras no comércio de rua devem ser maiores
O comércio de rua deve ser o local preferido para as compras dos consumidores londrinenses. Segundo averiguou a pesquisa, 51,8% dos entrevistados garantirão os presentes para as mães nas lojas de rua da região Central, enquanto 42% irão para os shoppings, 6,7% para as lojas de rua de bairros, 5,7% farão compras pela internet e os demais responderam que devem adquirir os presentes em galerias ou através de pessoas conhecidas.
“A pesquisa apontou uma intenção, mas a expectativa é que as vendas sejam acima do que foi levantado. O ano está oscilando, então a expectativa é que seja positivo e por isso vamos tentar levar mais gente ao centro”, aponta o presidente da ACIL, Fernando de Moraes.
Na véspera do Dia das Mães, o comércio de rua atenderá em horário especial. Na quinta-feira (09) e sexta-feira (10), as lojas de rua funcionam das 8 às 21 horas. No sábado (11) elas abrem das 9 às 18 horas. Durante esses dias, a ACIL deve realizar a 1ª edição da Feira na Praça.
O evento acontecerá na Praça Gabriel Martins (entre a Rua Prof. João Cândido e Avenida São Paulo) e irá reunir expositores de produtos naturais e orgânicos, espaço kids, música ao vivo com voz e violão e praça de alimentação com Food Trucks.
Também haverá no local um painel de interação com plaquinhas “Minha Mãe É” para a realização de um concurso do Dia das Mães.
“Pedimos para a Polícia Militar e a Guarda Municipal estejam mais presentes no centro. Queremos que as pessoas não tenham apenas a sensação se segurança, mas que estejam mais seguras”, informa.
(com assessoria ACIL)