Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Índice da indústria da construção fica em nível que mostra queda na atividade

27 fev 2020 às 16:15
Por: Estadão Conteúdo

O Índice de Atividade da Indústria da Construção ficou em 47,5 pontos em janeiro, segundo Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta quinta-feira, 27, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de número de empregados ficou em 47,3 pontos, também abaixo da linha dos 50 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a 100 pontos. Quando estão abaixo dos 50 indicam queda na atividade e no emprego.

"A redução na atividade da indústria da construção em janeiro não surpreende. O mês é tradicionalmente desfavorável para o setor por conta do volume de chuvas, das festas de fim de ano e do intenso movimento das estradas", diz a pesquisa.

Mas, apesar do recuo, a Sondagem destaca que o segmento mantém-se em recuperação. Quando comparado com janeiro de 2019, os indicadores mostram desempenho mais favorável da indústria da construção. Nesse período de 12 meses, o porcentual médio de utilização da capacidade operacional aumentou de 55% em janeiro de 2019 para 60% em janeiro deste ano. Nas grandes empresas, esse indicador alcançou 64% e está 9 pontos porcentuais acima do registrado em janeiro do ano passado.

"A recuperação da indústria da construção é resultado da estabilidade da economia e, sobretudo, da redução dos juros. A previsibilidade econômica e os juros baixos são importantes para o planejamento de longo prazo exigido pelo setor", afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo, em nota divulgada nesta quinta.

Expectativas

Os empresários da Construção mantiveram positivas a confiança e as expectativas, apesar de o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) ter registrado queda de 1,1 ponto em relação a janeiro e ter atingido 62,9 pontos em fevereiro. Apesar disso, destaca a pesquisa, o índice continua 9,1 pontos acima da média histórica e supera a linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

Outras notícias

IPVA 2026: prazos para pagamento da segunda parcela iniciam na segunda-feira

10 milhões de litros: Sanepar constrói o maior reservatório em aço da América Latina

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

Os indicadores de expectativas também continuam acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. "Isso mostra que os empresários esperam o crescimento da atividade, de novos empreendimentos e serviços, da compra de matérias-primas e do número de empregados", destaca a CNI.

O indicador que mede a intenção de investimento ficou estável em 44,4 pontos, o maior patamar desde outubro de 2014. O índice é 8,4 pontos maior que o registrado em fevereiro do ano passado e supera em 10,2 pontos a média histórica.

A Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 3 e 12 de fevereiro, quando 478 empresas do setor foram ouvidas. A pesquisa é feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Petrobras compra 42,5% de bloco de exploração de petróleo na Namíbia

Economia
Imagem de destaque

Poupança tem retirada líquida de R$ 23,5 bilhões em janeiro

Economia

Gasolina cai 16% na refinaria, mas preço sobe 37% nos postos em 3 anos

Economia

Dino manda suspender pagamento de penduricalhos nos Três Poderes

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora quer acabar com validade dos créditos do transporte coletivo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina se despede de Cabral, o jornalista esportivo que batizou o LEC de "Tubarão"

Cidade
Londrina e região

Bebê de sete meses morre após possível engasgo durante amamentação em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Feminicídio em Toledo: Mulher com medida protetiva é morta a tiros em frente a casa noturna

Cidade
Londrina e região

Motociclista fica ferido após bater na contramão no Residencial Vista Bela

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Podcast Pulpor Talks | EP 1 | Dos Palcos à Periferia: A Cultura de Londrina | Marcão Kareca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.