Baixo risco e rentabilidade a médio e longo prazo são alguns dos principais motivos que atraem investidores para essa área.
As pessoas que estão com dinheiro sobrando muitas vezes não desejam deixar aquele dinheiro parado. Não investi-lo significa perder a chance de torná-lo rentável, aumentando o montante inicial e, dessa forma, ganhando algo para além da rendas mensais da família.
Quando chega o momento de escolher no que investir, surgem muitas opções. Ações na Bolsa de Valores e compra de papéis do Tesouro Nacional são algumas das mais lembradas. Contudo, investir em imóveis é uma das alternativas mais seguras e de garantia de retorno para aqueles que têm uma quantia maior a ser investida.
A segurança desse tipo de mercado é um dos motivos que desperta o interesse de potenciais investidores. Menos instável que o mercado de ações, o risco de perda de dinheiro é baixo, uma vez que o comprador mantém a propriedade. Durante uma crise, por exemplo, a negociação do imóvel pode acontecer no futuro, quando for mais vantajoso.
Além disso, a tendência é que o valor do imóvel sempre cresça com o passar do tempo. Ou seja, há baixíssimos riscos de o investidor sair dessa empreitada com um valor abaixo do que investiu. Deixar o local modernizado, fazendo reformas para que esteja em boas condições, faz com que o preço de venda só aumente.
Há, ainda, outra vantagem: a rentabilidade. Além do preço do imóvel subir com o passar do tempo (geralmente, acima da inflação), existe a possibilidade de o comprador alugar o imóvel. É a criação de uma renda extra que pode ajudar não só a manter a manutenção do local, como também ajudar no pagamento das contas comuns da família.
Melhores cidades para investir
Fica a questão: onde comprar? A pessoa deve saber que a escolha leva em consideração a cidade em que será feita a compra. Um município com um déficit imobiliário elevado, alta renda per capita, um número considerável de empresas atuantes e alto nível de vínculo empregatício é atrativo para fazer esse tipo de investimento.
João Pessoa
A capital da Paraíba é um dos locais que se destaca pelo fato de a população ter uma renda mensal, em média, de seis salários mínimos. Com um déficit habitacional de 33%, ela garante o retorno do investimento de qualquer padrão, sejam os mais caros ou os de valor mais baixo.
Florianópolis
O bom padrão de vida da capital catarinense é um dos motivos que desperta o interesse por comprar imóveis ali. Com uma renda mensal média estimada em nove salários mínimos e um déficit habitacional de 32%, o investimento na cidade é confiável, já que há poder econômico capaz de pagar o aluguel da cidade ou comprar o imóvel no futuro.
Niterói
Se um investimento no Rio de Janeiro é difícil, já que é uma das cidades com os imóveis mais caros do mundo, a solução pode morar ao lado. Com média salarial de 11 salários mínimos e déficit habitacional de 25%, o município fluminense surge como uma excelente opção para comprar uma casa ou apartamento.
São Bernardo do Campo
O interior paulista é local de diversas cidades atrativas para se investir nesse mercado. Localizada no ABC Paulista, a população da cidade tem considerável poder aquisitivo – média de sete salários mínimos –, o que gera segurança para investir em imóveis de baixo, médio ou alto custo.
Santo André
Outro município do grande ABC que é uma aposta certeira nesse mercado é Santo André. Assim como Niterói, ele se beneficia do fato de ser próximo à capital paulista, mas com preços muito mais em conta. A renda mensal média de oito salários mínimos e a proximidade com São Paulo são outros fatores que fazem com que ele se destaque.
Campo Grande
Com um déficit habitacional de 29% e uma média de seis salários mínimos para a população, a capital do Mato Grosso do Sul é outra alternativa. Investimentos seguros de baixo, médio e alto custo são beneficiados com preços menos inflados do que nas capitais do Sudeste ou de cidades litorâneas, sendo, certamente, um investimento lucrativo.
Natal
Um disputado ponto turístico do país, a capital potiguar é outro município que chama a atenção de potenciais investidores. O mercado imobiliário vem se mantendo aquecido nos últimos anos, fornecendo a garantia para investimentos de todos os tipos.