Nesta quinta-feira (9), 337 professores de educação básica que estão entre os 369 docentes convocados para atuar na rede municipal, através do concurso público regido pelo edital no 142/202, compareceram à Unopar do Jardim Piza para o aceite das vagas. Durante os atendimentos, que foram realizados de manhã e pela tarde, os profissionais também escolheram seus locais de trabalho entre 33 unidades escolares da zona urbana, 10 da zona rural, 31 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) urbanos e dois CMEIs da área rural.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, essa é uma ação histórica, por ser a maior contratação já realizada pela rede e a primeira contratação de professores com carga horária de 30 horas semanais. “Os cargos de 30 horas semanais foram criados para atender a demanda da rede, e isso é muito significativo, pois vai permitir aumentar ainda mais a qualidade do trabalho realizado pelos professores. Também estamos conduzindo um concurso para a contratação de 50 professores de educação física, que deve ser homologado até o fim do mês de março, e esses docentes devem assumir as vagas em maio. Essas são importantes iniciativas para a reestruturação e melhoria do ensino municipal”, destacou.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, salientou que a administração municipal é muito grata aos novos professores. “Temos muita gratidão por eles terem escolhido essa missão tão importante na vida de um ser humano, uma vez que todo profissional passou pelas mãos de um professor. Todos são muito bem-vindos na rede municipal e, em especial, desejo uma excelente acolhida aos profissionais que vieram de outros municípios, pois Londrina é uma cidade de braços abertos e esse vai ser o começo de uma fase maravilhosa para eles”, afirmou.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, lembrou que os candidatos aprovados passaram por um concurso bastante concorrido, com mais de 10 mil candidatos. “Quando nós, da Secretaria de Recursos Humanos, planejamos esses processos, levamos em consideração não só o perfil profissional desejado pela administração como também as expectativas e a ansiedade que os concursos geram nos candidatos. Por isso, procuramos dar toda a atenção aos candidatos, inclusive respondendo as dúvidas e questionamentos que recebemos através das redes sociais. Agora, esses profissionais iniciam uma nova etapa, e terão o apoio não só da Secretaria de Recursos Humanos como também da Secretaria de Educação e outros órgãos municipais”, disse.
Conforme a vereadora e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer da Câmara Municipal de Londrina, Professora Flávia Cabral, a contratação de novos professores é extremamente importante para suprir as necessidades da rede municipal. “Nos últimos anos, o Município tem feito grandes investimentos na educação, inclusive reformando e ampliando unidades. Além disso, Londrina está expandindo o número de unidades em período integral, então nós precisamos de profissionais para atender essa demanda. Os profissionais que entram através de concurso público são qualificados e aptos, e isso é crucial para proporcionar um bom atendimento, um bom acolhimento à criança e um bom desenvolvimento durante a infância. Por isso, esse é um momento festivo para a cidade”, frisou.
Etapas seguintes – Os 32 candidatos que não se apresentaram hoje (9) ainda terão a oportunidade de escolher as vagas restantes amanhã (10) e na segunda-feira (13). Esses profissionais deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Rua Humaitá, 900), das 7h30 às 11h e, em seguida, à Secretaria Municipal de Recursos Humanos (Avenida Duque de Caxias, 635 – 2º Andar), das 12h30 às 17h30. Caso o aprovado não faça o aceite da vaga dentro desses prazos, ele será desclassificado do concurso.
Além disso, todos os candidatos precisam entregar a documentação requisitada até amanhã (10), por meio deste link e, posteriormente, realizar os exames médicos de admissão. A expectativa é que os profissionais contratados comecem a trabalhar em março, preenchendo as vagas existentes na rede devido a aposentadorias, pedidos de exoneração, abertura de novas salas e outras situações.
Alan Carlos Correia, morador do Jardim Tókio, já é docente na rede estadual de ensino e agora também vai lecionar na Escola Municipal Professor Juliano Stinghen, localizada no Conjunto Parigot de Souza. “Decidi prestar o concurso para a rede municipal porque essa é uma boa oportunidade para investir na minha carreira. Tenho uma expectativa alta para essa nova fase, vai ser diferente daquilo que eu faço atualmente e é um desafio que estou pronto para enfrentar”, disse.
A também londrinense Tamara Cristina Santi Koga, residente na Gleba Palhano, escolheu trabalhar no Centro Municipal de Educação Infantil Durvalina Pereira Oliveira De Assis, que fica no Jardim Marabá. “Eu era professora da rede estadual, através de um vínculo temporário, e aí surgiu a oportunidade de prestar esse concurso do Município e estou muito feliz por ter conseguido passar. Uma das razões por que resolvi prestar o concurso é o fato de ser um cargo permanente, com estabilidade. Espero aprender bastante nessa função, porque eu dava aulas no ensino fundamental e médio e agora vou trabalhar com crianças pequenas, então vai ser uma fase nova para mim”, destacou.