Cinco motoristas foram contratados para que ônibus escolares parados há oito anos voltem a circular em Londrina. Os veículos estão em um barracão na zona oeste do município sem utilidade.
A Secretaria de Educação pretende utilizar os ônibus em projetos pedagógicos. Os veículos foram encontrados no mês de agosto dentro do barracão utilizado pela Prefeitura de Londrina durante uma vistoria dos vereadores.
A prefeitura confirmou que recebeu o lote em 2015, enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Cada veículo custou R$ 150 mil na época, com a finalidade de transportar alunos da rede municipal com deficiência, já que há espaço para cadeira de rodas.
O município considerou que seriam necessárias rotas muito extensas porque cada aluno com deficiência morava em uma localidade diferente. A prefeitura informou que tentou instalar mais bancos, mas a alteração dependeria de uma validação do fabricante que nunca aconteceu.
Municípios da região pediram para utilizar os ônibus, mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação negou. Em Londrina, o transporte escolar dos estudantes, inclusive com deficiência, atualmente é realizado por uma empresa terceirizada.