O retorno dos alunos para as salas de aula no modelo híbrido (presencial e on-line) foi considerado tímido na região de londrina. Nem todas as escolas receberam alunos nesta segunda-feira (24), já que apenas 44 delas apresentaram protocolos de retorno, segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE).
Segundo a chefe do NRE, Jéssica Pieri, o baixo número de alunos já era esperado, já que os pais ainda estão bastante temerosos em relação à biossegurança. Ela considera importante que neste momento as escolas deem a mesma oportunidade aos estudantes e que os que não tem condições de realizar as aulas de modo exclusivamente online, possam frequentar as salas de aula.
“É uma situação bem delicada tudo o que estamos vivendo, então a escola não tem somente o objetivo sócio pedagógico, ela vai além de tudo isso e precisa trabalhar também o lado humano. Com a escola aberta, a gente oportuniza igualdade a todas as crianças”, afirma.
Ainda não há um balanço de número de alunos que foram às escolas, mas o NRE está acompanhando e visitando todas as instituições para acompanhar essa modalidade ao longo da semana. O Núcleo abrange 123 unidades escolares em 19 municípios.
Em relação ao buzinaço promovido pela APP sindicato em protesto contra o retorno das aulas presenciais, a chefe do NRE pontuou que respeita a liberdade de manifestação e disse que segue uma orientação da Secretaria Estadual de Educação. "Caso a retomada das aulas seja bem sucedida, a intenção é ampliar para outras escolas e trazer mais alunos para a sala de aula", disse.