O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira (20) no recém-inaugurado Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, a primeira escola da rede estadual localizada na Zona Sul de Arapongas, no Norte do Estado. A unidade, que fica no Conjunto Palmares, tem capacidade para atender 1,4 mil alunos e recebeu investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado. Agora, os estudantes de 11 bairros próximos não vão precisar mais se deslocar até o centro para estudar.
“A educação é o maior legado que um governo pode deixar, e no Paraná conseguimos fazer um grande avanço”, afirmou Ratinho Junior. “Pegamos a educação do Estado em 7° lugar no Ideb. Fizemos uma grande transformação na metodologia da área, implantamos inúmeros projetos inovadores e, agora, somos o número 1 do Brasil no Ideb do Ensino Médio”, disse.
As aulas no novo colégio começam no próximo ano letivo, com a oferta de 1,2 mil matrículas para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 600 em cada turno.
A edificação começou a ser construída em abril de 2020 e foi concluída em pouco mais de dois anos. Ela tem 3,7 mil metros quadrados de área construída e conta com 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva, além de uma casa para zelador.
“Estive nessa escola quando ela começou a ser construída e agora fico muito feliz em poder retornar para conhecer as instalações e ver essa estrutura maravilhosa que vai atender os jovens de Arapongas”, ressaltou o governador.
Segundo o prefeito do muncípio, Sérgio Onofre, a escola estadual mais próxima ficava a oito quilômetros, o que demandava um grande investimento em transporte escolar. “São 15 mil habitantes nessa região, que compreende 11 bairros e representa 40% dos nossos gastos com transporte escolar. Mas a principal questão é a segurança dos filhos no ônibus, que chegavam em casa tarde. Agora, em pouco tempo eles estarão dentro da escola”, salientou.
O plano, explicou ele, é que o colégio seja transformado em uma unidade cívico-militar, pois a região já conta com uma escola municipal nessa modalidade. O novo colégio homenageia a ex-vereadora e ex-deputada estadual Irondi Mantovani Pugliesi, que teve grande atuação pela educação de Arapongas.
Polêmica
Na ocasião, Ratinho Junior esclareceu a polêmica sobre a possibilidade do comandante do do 5° Batalhão da Polícia Militar (PM) de Londrina, tenente-coronel Nelson Villa, deixar o cargo após pedido do deputado estadual Tiago Amaral (PSD).
A informação que tomou conta das redes sociais é de que o deputado teria pedido a transferência de Villa por não ter tido o apoio do tenente-coronel durante as eleições. Segundo Ratinho Junior, tudo não passa de uma notícia sem fundamento.
“Não aconteceu, é uma fake News, tanto é que quando saiu a conversa e a notícia eu disse que não tinha nem chegado esse tipo de pedido. E não é o perfil do deputado Tiago Amaral, conheço ele e nunca faria isso. Nunca fez e jamais faria. Eu acho que as vezes é fofoquinha de WhatsApp que acaba alastrando e a gente tá muito contente com o trabalho que a Polícia Militar vem fazendo no Paraná, com os índices de criminalidade que vem caindo a cada dia mais”, disse o Governador.