O Flamengo é o primeiro time brasileiro tetracampeão (1981, 2019, 2022 e 2025) da Copa Libertadores. Neste sábado (29), o time rubro-negro foi superior ao Palmeiras e venceu o rival por 1 a 0, no estádio Monumental de Lima, no Peru.
O gol da partida foi marcado pelo agora zagueiro Danilo, que substituiu o contundido Léo Ortiz e entrou para a história como o primeiro jogador a ser bicampeão da Libertadores e Liga dos Campeões.
A conquista rubro-negro, contudo, não veio sem uma polêmica. Afinal, o Palmeiras se queixa de uma não expulsão do volante Erick Pulgar, que protagonizou uma dura entrada em Bruno Fuchs, quando o jogo estava empatado em 0 a 0, ainda no primeiro tempo.
Surpresa nas escalações
Se o técnico Abel Ferreira mandou a campo um time sem novidades, o comandante rubro-negro Filipe Luís surpreendeu e decidiu escalar Samuel Lino no ataque. O ex-jogador do Atlético de Madrid não estava entre o mais cotados para iniciar o jogo.
Flamengo começa melhor
O Rubro-negro começou a partida com o controle do jogo. Mais envolvente, o Flamengo teve a melhor chance aos 15 minutos do primeiro tempo quando Bruno Henrique ficou livre na entrada da área, mas chutou por cima da meta.
Era para expulsão?
Aos poucos, o Flamengo reduziu o ímpeto, e viu o Palmeiras encaixar a marcação. Nesse momento, a partida ficou muito disputada fisicamente, e lances de divididas mais duras começaram a surgir.
No mais emblemático, o Palmeiras pediu a expulsão de Erick Pulgar após o chileno deixar marcas da chuteira na canela de Bruno Fuchs.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Nos seis primeiros minutos, os dois times tiveram boas chances bloqueadas pelas defesas com Flaco López e Arrascaeta.
Danilo marca gol histórico
Após um começo de segundo tempo mais aberto, a balança da partida voltou a pender para o lado do Flamengo. O Rubro-negro estava em cima e pressionava o Palmeiras no campo de defesa.
Até que Bruno Fuchs deixou Danilo subir sozinho para completar a cobrança de escanteio de Arrascaeta e colocar o Flamengo, de cabeça, na frente, aos 21 minutos.
Vitor Roque perde gol
Nos últimos instantes da partida, quando o Flamengo já pensava em se segurar, Vitor Roque perdeu um gol incrível. Após bate-rebate, a bola sobrou para o atacante dentro da área, mas ele isolou por cima da meta, aos 43 minutos.
Na trave
Já nos acréscimos, o Flamengo respondeu com uma bola na trave após cobrança de falta de Carrascal. Depois, foram minuots de tensão até o juiz decretar a conquista rubro-negra.
Ficha técnica
Palmeiras 0 x 1 Flamengo
Palmeiras - Carlos Miguel; Khellven (Ramón Sosa), Gustavo Gómez, Murilo (Giay) e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan (Facundo Torres) e Raphael Veiga (Felipe Anderson); Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Flamengo - Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Carrascal, De Arrascaeta e Samuel Lino (Everton Cebolinha); Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís