Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Londrina e região

Londrinense conquista duas medalhas de prata no Mundial de Paraciclismo de Estrada

A atleta londrinense superou dificuldades e foi vice-campeã nas provas de contrarrelógio e resistência, ambas na classe C1
05 set 2025 às 09:43
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Miriam Jeske_CBC

A paraciclista Victória Barbosa, de Londrina, conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada, sagrando-se vice-campeã nas provas de contrarrelógio e resistência, ambas na classe C1. A competição foi disputada entre os dias 28 e 31 de agosto, em Ronse, na Bélgica.


Para conseguir a convocação para a Seleção Brasileira, Victória foi campeã da Copa do Mundo de Paraciclismo e do Campeonato Brasileiro, resultados que garantiram a vaga para disputar o Mundial.


Prata que vale ouro – Victória Barbosa reforçou a importância de representar o Brasil e conquistar duas medalhas no Mundial. “Vestir as cores do Brasil sempre é uma honra, um privilégio, porque é o sonho de todo atleta representar seu país da melhor forma possível. Voltar para casa com essas duas medalhas é fantástico, por tudo que eu tenho vivido em termos de readaptação, eu tive que conciliar treino, competição e o tratamento de uma doença que eu descobri no final do ano. A medalha de prata na verdade valeu ouro. Foi muito mais do que poderia ser. Vejo que foi realmente a mão de Deus ali me capacitando, e claro, o trabalho de todo mundo que está comigo. A gente sempre fica com gosto de querer mais, mas eu voltei para casa muito feliz”, comemorou.


Táticas de uma medalhista – Na sexta (29), Barbosa conquistou a medalha de prata no contrarrelógio ao completar os 11,6 km em 24min42s. A medalha de ouro foi para a australiana Tahlia Clayton-Goodie (19min34s), enquanto o bronze ficou com a malaia Nuraini Muhamad Shukri (26min07s).


No domingo (31), Victória Barbosa conquistou mais uma medalha de prata, dessa vez na prova de resistência da classe C1, destinada a atletas com deficiências severas nos membros superiores e/ou inferiores. Tahlia Clayton-Goodie conquistou o ouro novamente.

Outras notícias

Autódromo de Cascavel recebe etapa decisiva da Fórmula Truck 2025

Zequinha faz balanço da temporada 2025 e projeta Cascavel Futsal para 2026

Obra do Centro de Treinamentos do Londrina Esporte Clube sofre atraso burocrático


A londrinense destacou as táticas utilizadas e as dificuldades encontradas durante as provas. “A prova de contrarrelógio foi bem técnica, porque ela é mais curta, temos que ser mais explosivos. Peguei chuva nas duas provas e o percurso tinha várias partes assim. Então, eu tive que controlar muito durante a prova, eu adotei uma postura mais conservadora, visando evitar as quedas. Eu acabei escolhendo um pedaço específico do percurso para tentar tirar a diferença, que foi onde vieram os pontos decisivos. Essa foi a minha estratégia para conseguir me preservar no contrarrelógio e entregar tudo que eu tinha na prova de resistência. Foi um percurso bem duro, tinha uma subida de três quilômetros que elevou muito o nível da prova”, ressaltou.


Victória Barbosa ainda falou sobre Tahlia Clayton, sua “algoz” durante as provas. “Ela também desceu de classe recentemente. A nossa deficiência é bem diferente – ela pedala com as duas pernas e eu pedalo com uma só. A Tahlia é uma adversária muito forte e com muita história no paraciclismo, estamos observando para tentar chegar o mais próximo possível”, acrescentou.


A vice-campeã mundial na classe C1 e tricampeã brasileira na classe C2 é patrocinada pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).


O próximo desafio da Victória Barbosa será a Copa Brasil de Paraciclismo, em João Pessoa (PB). A atleta viaja no dia 17 de setembro para disputar a prova, que será realizada no dia 19. Esta será a terceira etapa da competição nacional.


Na sequência, em outubro, a atleta muda seu foco para a principal competição: o Mundial de Pista de Paraciclismo, que será realizado no Rio de Janeiro, durante os 16,17,18 e 19 de outubro. Todo o planejamento de treinos está voltado para esse campeonato.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Finais da Copa FEL de Futsal serão realizadas neste fim de semana

Esportes
Imagem de destaque

Justiça torna Bruno Henrique réu por estelionato

Esportes

Botafogo empata com Cruzeiro e segue com chance de terminar no G5

Esportes

CPB abre votação popular para escolha do Atleta da Galera

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.