Todos os locais
Todos os locais
Mundo

China reforça ações para conter propagação de vírus; Xi fala em 'situação grave'

25 jan 2020 às 16:49
Por: Estadão Conteúdo

O líder da China classificou neste sábado a acelerada propagação do coronavírus uma situação grave, enquanto cidades chinesas, do epicentro do surto, no centro da China, a Hong Kong, lutavam para conter a doença, que já infectou mais de 1.200 pessoas e matou 41.

As declarações do presidente Xi Jinping, relatadas pela emissora estatal CCTV, ocorreram em uma reunião de líderes do Partido Comunista reunidos para o ano novo lunar - o maior feriado chinês, cujas celebrações foram abafadas diante da disseminação da doença - e reforçaram os esforços ampliados do governo para controlar o surto.

As agências de viagens foram instruídas a interromper excursões em grupo e pacotes de viagens para reduzir o fluxo de passageiros em meio ao surto, informou o jornal estatal chinês Daily China, citando a Associação Chinesa de Serviços de Viagem. Segundo a Associação Chinesa de Serviços de Viagem, grupos de turismo que partiram podem concluir a viagem conforme programado, mas atenção deve ser dada à saúde dos viajantes, disse a associação.

A preocupação é que as viagens de turistas intensifiquem a disseminação do surto em todo o país e no exterior. A grande maioria das infecções e todas as mortes ocorreram na China continental, mas novos casos estão surgindo. A Austrália e a Malásia registraram seus primeiros casos neste sábado e o Japão, o terceiro. A França confirmou três casos nesta sexta-feira, sendo o primeiro país europeu a informar sobre a ocorrência da doença. Os EUA, por sua vez, identificaram seu segundo caso.

No centro do surto, Wuhan, onde os 11 milhões de habitantes já estão impedidos de transitar livremente. E enfrentarão, a partir deste domingo, a proibição de circulação no centro da cidade da maior parte dos veículos, incluindo carros particulares, informou a mídia estatal. Apenas veículos autorizados que transportam suprimentos e outros itens de primeira necessidade seriam permitidos, afirmou o noticiário. A cidade designará 6 mil táxis para diferentes bairros, sob a gestão de comitês locais, para ajudar as pessoas a se locomoverem, se necessário, informou o China Daily.

Outras notícias

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Em Hong Kong, a líder Carrie Lam disse que seu governo aumentará o nível de resposta para "emergência", a classificação mais alta, e fechará as escolas primárias e secundárias por mais duas semanas, além do feriado do Ano Novo Lunar da próxima semana, até 16 de fevereiro. Ela disse que voos diretos e viagens de trens provenientes de Wuhan seriam bloqueados.

Em um sinal da crescente tensão no sistema de saúde de Wuhan, a agência oficial de notícias Xinhua informou que a cidade planejava construir um segundo hospital improvisado com cerca de 1 mil leitos. A cidade anunciou anteriormente a construção de um hospital do mesmo tamanho, que deveria ser concluído em 3 de fevereiro.

A China cortou trens, voos e outras ligações para Wuhan na última quarta-feira, bem como o transporte público dentro da cidade, e expandiu o bloqueio para 16 cidades vizinhas, com uma população combinada de mais de 50 milhões de pessoas.

O feriado mais festivo da China, o Ano Novo Lunar, aconteceu neste sábado, à sombra do novo vírus. As autoridades cancelaram uma série de eventos e fecharam os principais destinos turísticos e cinemas.

A Comissão Nacional de Saúde relatou um salto no número de pessoas infectadas para 1.287. A contagem mais recente, de 29 províncias e cidades da China, incluiu 237 pacientes em estado grave. Das 41 mortes, 39 ocorreram na província de Hubei, onde fica Wuhan, um caso foi registrado na províncias de Hebei e outro em Heilongjiang. A maioria das mortes foi de pacientes idosos, embora um homem de 36 anos em Hubei tenha morrido esta semana.

Fonte: Associated Press

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Mundo
Josué da Cunha

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mundo

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Mundo

Charles III é proclamado soberano do Reino Unido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.