Todos os locais
Todos os locais
Mundo

Fernández e Bolsonaro marcam reunião em março

17 fev 2020 às 16:24
Por: Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro deve se encontrar com seu colega argentino, Alberto Fernández, no início de março. A ideia é realizar uma reunião bilateral durante a viagem que os dois farão para a posse do novo presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. A informação é do chanceler argentino, Felipe Solá, que esteve ontem com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

De acordo com Solá, a proposta partiu de Bolsonaro, que afirmou que gostaria de falar reservadamente com Fernández. "Falamos sobre o futuro, falamos sobre a possibilidade de que se encontrem (Bolsonaro e Fernández) em 1º de março no Uruguai", disse - data da posse de Lacalle Pou.

No ano passado, durante a eleição presidencial argentina, Bolsonaro e Fernández trocaram críticas. No entanto, passada a disputa, Bolsonaro convidou o argentino para vir ao Brasil. Na visão de Solá, o encontro no Uruguai funcionaria como "um passo intermediário".

O chanceler também disse que os dois concordaram que, quando se trata do Mercosul, Brasil e Argentina não querem "olhar para trás". "O Mercosul deve ser renovado, olhar para o mundo, e apoiamos o acordo do Mercosul com diferentes regiões", declarou Sola.

Mais cedo, no Itamaraty, ao lado do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, Solá disse que a Argentina adotará uma posição "pragmática e realista" nas relações bilaterais com o Brasil.

Outras notícias

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

A relação entre os presidentes ficou estremecida quando, no ano passado, Bolsonaro declarou apoio à reeleição de Mauricio Macri e fez ataques à vice na chapa de Fernández, a ex-presidente Cristina Kirchner.

Por sua vez, Fernández publicou após sua vitória uma foto com apoiadores fazendo um "L" com a mão, símbolo usado por petistas em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declaração conjunta após o encontro, Solá e Araújo reafirmaram compromisso de fortalecimento do Mercosul e apoios na áreas de segurança e no combate ao crime organizado.

Solá indicou que o governo de Fernández não colocará barreiras para o avanço do bloco para o restante do mundo. "Entendemos que o Mercosul, para crescer, precisa fazer acordo para o livre-comércio com outros países. Israel, América Central, Líbano, Cingapura. Temos de ter a mente aberta para os acordos e vamos tratar de não ser um entrave", disse.

Ele afirmou ainda que fez um relato das dificuldades econômicas na Argentina e pediu ajuda ao Brasil. "Pedimos aos irmãos brasileiros que nos apoiem com o FMI para termos tempo para crescer e pagar dívida. Não vamos dar o calote."

Negociações

Em 2019, o Mercosul encerrou suas negociações de parcerias comerciais com a União Europeia (UE) e com a Associação Europeia de Livre-Comércio (Efta), que reúne também Noruega, Suíça e Islândia.

Por sua vez, Araújo disse que tem a "convicção e a expectativa de contar com a parceria da Argentina para consolidação do Mercosul". "Brasil e Argentina estão na mesma página em crescimento, segurança e valores democráticos", afirmou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Mundo
Josué da Cunha

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mundo

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Mundo

Charles III é proclamado soberano do Reino Unido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher quase "morre de susto" em cemitério de Londrina ao ver homem saindo de túmulo

Cidade
Londrina e região

Carro bate contra muro e deixa quatro crianças feridas na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Dois homens morrem em confronto com a Rotam no Jardim Primavera, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva derruba viaduto perto do distrito do Irerê e trecho é interditado

Cidade
Londrina e região

Coleta de lixo nas regiões leste e sul de Londrina é paralisada nesta quarta-feira

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.