Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Milhares de nicaraguenses voltam às ruas para pedir paz e Justiça

28 abr 2018 às 19:50
Por: Estadão Conteúdo

Dezenas de milhares de nicaraguenses foram às ruas de Manágua, capital da Nicarágua, neste sábado, para participar da marcha "Pela paz e a Justiça". A manifestação foi convocada pela Igreja Católica. Desde o dia 18 de abril, cidadãos do país têm realizado uma série de protestos contra a repressão do governo do presidente Daniel Ortega, há 11 anos no poder. O saldo até o momento é de 63 mortos, 15 desaparecidos e centenas de pessoas feridas, segundo órgãos de direitos humanos.

Na manifestação deste sábado, compareceram representantes do setor privado, camponeses e estudantes, que lideraram os primeiros protestos contra a reforma da previdência local. Os camponeses saíram de caminhão na sexta-feira de localidades remotas, para poder chegar a Manágua ao meio-dia de sábado. Também foram registradas manifestações outras cidades nicaraguenses, como Leon, na região oeste, e Matagalpa, no norte. Todas foram marcadas pela reivindicação por justiça.

A crise começou com o projeto do governo de tentar reformar o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) local. De acordo com a mudança, a contribuição dos trabalhadores passaria de 6,25 para 7% a partir de julho. A cota dos patrões subiria de 19% para 21% - e aumentaria gradualmente até chegar a 22,5%, em 2020. A reforma foi criticada por todos os setores: empresários, especialistas e trabalhadores.

A maior reclamação é que as medidas não evitariam a falência do sistema de segurança social, aumentariam o desemprego, a informalidade e diminuiriam o consumo, a competitividade dos produtos nacionais e o clima geral de negócios. Diante da pressão, Ortega recuou e revogou a reforma no domingo passado.

No entanto, a brutal repressão da polícia resultou no assassinato de um jornalista que cobria as manifestações na cidade de Bluefields - ele recebeu um disparo na cabeça durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook - e na morte de quatro estudantes da Universidade Politécnica da Nicarágua (Unipoli), executados por policiais dentro do câmpus. Os protestos se intensificaram, em vez de diminuírem.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu uma investigação "transparente" sobre os assassinatos, muitos dos quais poderiam ser "execuções ilegais".

Ortega, de 72 anos, liderou a revolução de 1979 que pretendia redimir os oprimidos e governa a Nicarágua ao lado de sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo, de 66 anos. Manifestantes questionam o domínio do casal, que mantém controle sobre todas as instituições do Estado: Exército, polícia, Congresso e tribunal eleitoral.

Seus antigos aliados acusam Ortega de minar os ideais sandinistas, de autoritarismo e de nepotismo - seus oito filhos são donos ou diretores de estatais e alguns ocupam cargos públicos. Fonte: Associated Press.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra PM chutando suspeito de agredir esposa em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.