Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Primeiro-ministro reeleito diz que é hora de uma revisão constitucional no Japão

20 set 2018 às 12:45
Por: Estadão Conteúdo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito como chefe do Partido Liberal Democrático (PLD) nesta quinta-feira, 20, e deve liderar o país por mais três anos. O líder do partido governista é automaticamente eleito o premiê do país. A vitória pode permitir a Abe dar prosseguimento a seu plano de revisar a Constituição do Japão, embora os obstáculos para alcançar o objetivo permaneçam e carreguem consigo riscos políticos.

"É hora de fazer uma revisão constitucional", disse o primeiro-ministro no discurso de vitória.

Ele afirmou que está determinado a usar seu último mandato para perseguir seu objetivo político de dar fim à diplomacia japonesa do pós-guerra e garantir a paz no país. "Vamos trabalhar juntos para fazer um novo Japão", disse.

A atual Constituição japonesa foi elaborada pelos Estados Unidos em 1947. Sua revisão é uma promessa do PLD desde que foi fundado em 1955, e uma meta que nenhum dos antecessores de Abe conseguiu alcançar. O premiê disse que espera apresentar uma versão preliminar da revisão constitucional a uma sessão parlamentar ainda neste ano.

Ele propõe adicionar uma cláusula ao Artigo 9, que proíbe ao Japão o uso de força na resolução de disputas internacionais. A mudança permitiria a existência de Forças Armadas no país, que atualmente são chamadas de Forças de Autodefesa.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Muitos conservadores veem a Constituição atual como uma humilhação imposta ao Japão, após a derrota na 2ª Guerra. Entre os críticos, estava o avô de Abe, Nobusuke Kishi, que serviu como primeiro-ministro de 1957 a 1960.

Mesmo sendo um projeto de longa data, a revisão constitucional não é unânime e ainda não é claro se o primeiro-ministro conseguirá votos suficientes para sua aprovação. Ele e os principais membros de seu partido querem apressar a revisão, enquanto a coalizão governista ainda detém dois terços dos assentos nas duas Casas parlamentares. A próxima eleição parlamentar está prevista para ocorrer entre junho e setembro do próximo ano.

Abe é primeiro-ministro do país desde 2012 e cimentou seu controle sobre o PLD, recebendo apoio dos conservadores por alcançar estabilidade e dar continuidade às políticas econômicas e diplomáticas. Com o terceiro mandato garantido, ele se tornará o líder que mais tempo passou no cargo em agosto de 2021.

Ainda assim, ele enfrentará desafios, como o envelhecimento e declínio da população, uma sucessão real e o aumento do imposto de consumo para 10%, que já foi adiado por duas vezes.

Além disso, o primeiro-ministro enfrentará preocupações com a segurança, decorrentes de ameaças nucleares da Coreia do Norte e da atividade militar chinesa, cada vez mais assertiva. Além disso, a intensificação do atrito comercial com os Estados Unidos pode abalar a amizade do país com a administração de Donald Trump.

Para a população, a Constituição é uma preocupação menor, se comparada com questões como remuneração, educação e os custos altos para cuidado infantil. E se a revisão da Constituição for rejeitada em referendo nacional, Abe provavelmente terá que renunciar ao cargo. Fonte: Associated Press

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra PM chutando suspeito de agredir esposa em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Adolescente é morto a facadas em carro de aplicativo em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.