Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Senadores pressionam Trump sobre justificativa saudita para morte de jornalista

20 out 2018 às 20:01
Por: Estadão Conteúdo

Uma divisão emergiu neste sábado após a aceitação inicial do presidente dos EUA, Donald Trump, da resposta da Arábia Saudita sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. Senadores republicanos e democratas pressionaram por sanções e defenderam que o governo norte-americano faça sua própria investigação.

"A história que os sauditas contaram sobre o desaparecimento de Jamal Khashoggi continua a mudar a cada dia, por isso não devemos supor que a última história deles tenha crédito", disse o senador republicano Bob Corker, que preside o Comitê de Relações Exteriores do Senado. "Eles podem avançar por sua própria investigação, mas a administração dos EUA deve buscar sua própria e independente determinação de responsabilidade pelo assassinato de Khashoggi".

O senador republicano Lindsey Graham questionou a resposta saudita de maneira ainda mais firme. "Dizer que sou cético em relação à nova narrativa saudita sobre Khashoggi é um eufemismo", afirmou, em sua conta no Twitter. "É difícil encontrar esta última 'explicação' como crível."

Os democratas criticaram o governo Trump por não aplicar mais pressão à família real saudita. "Se alguma vez uma história cheira a encobrimento é essa", disse o senador Patrick Leahy. "Nosso país não deve ser cúmplice disso."

Os sauditas disseram nesta sexta-feira que Khashoggi, um crítico do governo que vivia nos EUA, morreu após uma briga no consulado da Arábia Saudita em Istambul, em 2 de outubro. Khashoggi estava no consulado para documentos relacionados ao casamento. A declaração saudita disse que 18 cidadãos sauditas estão detidos até os resultados finais de uma investigação.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Anteriormente, os sauditas haviam dito que Khashoggi deixou seu consulado vivo e que a Arábia Saudita compartilhava a preocupação com seu bem-estar. Lutou vigorosamente contra as afirmações da Turquia de que o jornalista havia sido morto nas instalações da Arábia Saudita.

A recepção cética dos legisladores sobre a nova narrativa contrastou com o tom mais tolerante de Trump, sugerindo que pode haver um confronto sobre como lidar com os sauditas, agora que eles atribuíram a morte de Khashoggi a uma briga seguida de um encobrimento, isentando o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Trump disse na noite de sexta-feira que o assassinato foi "inaceitável", mas considerou a resposta saudita crível e "um grande primeiro passo". Durante um evento no Arizona, ele ressaltou que a Arábia Saudita é uma aliada e que ele não queria desfazer acordos de armas lucrativos.

O presidente norte-americano viajou neste sábado a Nevada para um comício em Elko. Falando com repórteres após o evento, Trump disse que é possível que o príncipe herdeiro não soubesse sobre o assassinato, e que ele ainda estava tentando falar com ele. "Não estou satisfeito até encontrarmos a resposta", disse, acrescentando que consideraria as sanções, mas não as vendas militares. "Isso nos machucaria muito mais do que a eles."

Fonte: Associated Press

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.