Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Trump indica o juiz federal Brett Kavanaugh para a Suprema Corte dos EUA

09 jul 2018 às 23:30
Por: Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou há pouco em cerimônia na Casa Branca que decidiu indicar o juiz federal Brett Kavanaugh para a vaga aberta na Suprema Corte do país com a aposentadoria do juiz Anthony Kennedy no fim de julho. "Kavanaugh é reconhecido como uma das mentes jurídicas mais afiadas do nosso tempo", elogiou Trump. "Não há ninguém no país mais qualificado que ele para essa vaga na Suprema Corte."

Agora, o magistrado escolhido enfrentará o que promete ser um trabalhoso rito de confirmação no Senado dos EUA. "Amanhã (terça-feira), começo a me encontrar com membros do Senado", afirmou Kavanaugh, observado pelo presidente americano. "Se eu for confirmado, manterei uma mente aberta em cada caso", prometeu.

O Partido Republicano de Trump mantém uma maioria mínima na Casa, com 51 do total de 100 assentos, e os parlamentares democratas estão determinados a formar uma oposição ferrenha à indicação de Kavanaugh. Prova da fragilidade dessa superioridade numérica é que, no ano passado, quando Trump apontou Neil Gorsuch para a Suprema Corte, o líder do partido na Casa, Mitch McConnell, recorreu à chamada "opção nuclear" para contornar a tática de obstrução conhecida como "filibuster" adotada pelos democratas e eliminar a exigência de, no mínimo, 60 votos para confirmar indicações ao tribunal.

No entanto, as eleições legislativas de novembro, nas quais cerca de um terço das vagas no Senado estarão em disputa, terão ampla influência no desenrolar do rito. É possível que senadores democratas candidatos à reeleição em Estados conquistados por Trump em 2016 sejam pressionados a apoiar sua indicação ao tribunal de última instância.

De todo modo, o senador republicano John Kennedy disse que estava se preparando para uma dura batalha de confirmação à medida que democratas devem explorar o tema do aborto - uma maioria mais conservadora na Suprema Corte, que conta com nove juízes, poderia estar mais disposta a confirmar restrições estaduais à interrupção de gravidez e, talvez, até derrubar a jurisprudência segundo a qual o procedimento é um direito constitucional das mulheres.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Assim, alguns democratas voltaram suas atenções a pressionar as senadoras republicanas Susan Collins e Lisa Murkowski a se opor a qualquer nomeação que ameace a jurisprudência em torno do direito ao aborto. Ambas apoiam o acesso a serviços de interrupção de gravidez.

Ciente do possível impasse, Trump declarou em seu discurso na Casa Branca que o Senado terá o poder de "proteger a herança gloriosa" do Judiciário americano confirmando a nomeação de Kavanaugh. O indicado, por sua vez, garantiu que "nenhum presidente fez consultas mais amplas" para a Suprema Corte que Trump.

Além disso, Kavanaugh destacou fazer parte da comunidade católica do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, e reforçou que "a separação constitucional dos Poderes protege a liberdade" dos cidadãos dos EUA. "Um juiz tem de ser independente. Tem de interpretar a lei, não criar a lei", disse. (Com informações da Associated Press)

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.