Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Venezuelanos concentram pedidos de asilo ao Peru, revela ONU

19 jun 2019 às 10:10
Por: Estadão Conteúdo

A crise na Venezuela foi uma das principais causas de deslocamentos em 2018, segundo o relatório Tendências Globais, do Acnur. Além do aumento do número de refugiados venezuelanos e solicitantes de asilo ter crescido, o movimento de venezuelanos em toda a região assumiu características de uma crise de refugiados, com 3,4 milhões de cidadãos fora do país até o final de 2018. Com uma média de 5 mil pessoas saindo da Venezuela todos os dias, o Acnur estima que 5 milhões de pessoas podem deixar a Venezuela até o final de 2019.

É o maior êxodo da região na história recente e já é o maior fator de deslocamento forçado do mundo. Países latino-americanos concederam cerca de 1 milhão de permissões de residência e outras formas de permanência legal aos venezuelanos até 2018, o que lhes permite acesso a alguns serviços básicos.

"Na maioria dos países, no entanto, um número considerável de venezuelanos pode estar em situação irregular, o que os expõe à exploração e ao abuso", afirma o relatório do Acnur.

Um dos países que mais receberam pedidos de asilo foi o Peru. Como resultado da crise na Venezuela, o número de solicitações de refúgio fez o Peru se tornar o segundo maior destinatário de pedidos de asilo em todo o mundo, com 192,5 mil, atrás apenas dos Estados Unidos, com 254,3 mil pedidos, e à frente de Alemanha, com 161,9 mil, e França, com 114,5 mil.

Quase todos os pedidos foram apresentados por venezuelanos (190,5 mil). Em 2017, o Peru havia recebido apenas 37,8 mil solicitações de asilo e 4,4 mil em 2016.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

O Brasil foi o sexto país a receber o maior número de asilados, segundo o Acnur: foram 80 mil pedidos em 2018, um aumento de 33,8 mil em relação a 2017. Em 2016, haviam sido 10,3 mil pedidos. Como no Peru, o aumento de pedidos ao Brasil se deve à crise na Venezuela: foram 61,6 mil pedidos feitos por venezuelanos.

"O Brasil entrou pela primeira vez na lista dos principais países com novas solicitações de refúgio", afirma o porta-voz do Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho. "Isso faz parte da relação direta entre o país de origem do refugiado e onde ele se encontra atualmente. Os países próximos às zonas de conflito são aqueles que mais possuem refugiados."

Em dezembro, o Acnur havia alertado o Brasil de que o número de imigrantes venezuelanos no País deveria dobrar em 2019 e chegar a quase 200 mil. A entidade alertou para fome, falta de abrigos, de educação e violência que enfrentam os venezuelanos em Roraima e disse que o governo brasileiro precisará de ajuda internacional para lidar com a questão.

"O relatório mostra cada vez mais a necessidade de haver um novo pacto", defende Godinho. "É um aumento no consenso da comunidade internacional de que é necessária a responsabilidade compartilhada e apoio mais efetivo da comunidade internacional, do setor privado e da sociedade como um todo." (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.