Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Centro de Equoterapia da Polícia Militar já atendeu mais de 5 mil famílias

10 mai 2021 às 12:34
Por: Agência Estadual de Notícias

O Centro de Equoterapia do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná completa nesta segunda-feira, 10 de maio, 30 anos de atendimento. O centro atua com ações para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.

Desde a criação do programa mais de 5 mil famílias já foram atendidas pelo serviço, a maioria jovens e crianças. Por ano são, em média, cerca de 3 mil atendimentos atualmente.

A Equoterapia é aplicada em complemento a outras terapias em casos de paralisia cerebral, Síndrome de Down, hiperatividade, TEA (Transtorno do Espectro Autismo), acidente vascular encefálico, entre outras síndromes.

A sessão com o cavalo auxilia também no caso de crianças com dificuldade de concentração e outros distúrbios de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da mente e do corpo através do trabalho motor, emocional e cognitivo.

As pessoas recebem acompanhamento de profissionais das áreas de Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia e Equitação gratuitamente.

Outras notícias

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

ALIADO – O coordenador do Centro de Equoterapia, tenente João Eduardo Costa Vaz, lembra que a interação do ser humano com o cavalo remonta a milênios. Companheiro nas batalhas, o cavalo continua a ser um importante aliado do homem, hoje voltado para as atividades de segurança pública em várias partes do mundo.

“Na Polícia Militar do Paraná, o uso de atividades com o animal ultrapassou o limite do policiamento preventivo e passou a ser aplicado como método terapêutico. É uma forma de terapia que valoriza a interação do homem com o cavalo”, diz o tenente.

“O Centro de Equoterapia explorou esse recurso como uma forma de interação social e de apoio às famílias mais carentes, que possuem um familiar com algum tipo de necessidade especial”.

O coordenador do centro explica que estudos científicos demonstram que a característica natural de andadura do cavalo transmite ao praticante movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para o outro e para frente e para trás, os quais são poderosos estímulos somatossensoriais, proprioceptivos e vestibulares. Destaca-se, ainda, a capacidade de interação social-emocional que o cavalo proporciona.

MELHORAS -Segundo o tenente João Eduardo, as mais de 5 mil famílias atendidas pelo centro constaram melhoras significativas nas pessoas em tratamento. Os cerca de 3 mil atendimentos anuais são feitos seguindo um cronograma de atividades dos profissionais da Equoterapia. “A equipe multidisciplinar do Centro é composta por policiais militares, que atuam de acordo com suas especialidades e possuem cursos de capacitação, como Curso Básico de Equoterapia, Curso Avançado de Equoterapia e Curso de Equitação Terapêutica”, destacou o tenente Vaz.

COMO PARTICIPAR - Para obter uma das vagas para atendimento do Centro de Equoterapia, as famílias devem procurar o Regimento de Polícia Montada, fazer um cadastro pelo telefone (41) 3315-2771 e aguardar na fila de espera para serem chamadas. O centro também auxilia pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade que, para comprovação de renda, devem apresentar o Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal. Policiais e bombeiros militares e seus dependentes também podem receber atendimento.

ESPORTE - O enduro equestre, um dos esportes hípicos regulamentados pela Federação Equestre Internacional, é composto por corrida de longa distância, que põe à prova as capacidades técnicas e físicas do conjunto cavalo e cavaleiro. Os praticantes que já apresentam um grau mais elevado de habilidade representam o Centro de Equoterapia em competições de Paraenduro, desenvolvendo distâncias de 5, 10 e 20 quilômetros a cavalo. “Nossa equipe possui diversos títulos estaduais e nacionais, tendo ainda sido representada em um evento em Portugal. Tais iniciativas proporcionam inclusão social e ao esporte e, assim, se multiplicam os benefícios à qualidade de vida dessas famílias”, destaca o tenente Vaz.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Paraná

Tornado de escala F2 atinge São José dos Pinhais e afeta milhares de famílias

Paraná

IPVA 2026: prazo de vencimento para placas 3 e 4 termina nesta segunda-feira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Passarela da PR-445 em Cambé é isolada por suspeita de bomba; trânsito é bloqueado

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Roubo de diamantes avaliados em R$ 15 milhões leva à prisão de cinco suspeitos em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Criança tem parte de dedo do pé amputado após ataque de piranhas em praia de Santa Helena

Cidade
Londrina e região

Mãe de suspeito presta depoimento sobre morte de ourives em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.