Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Balanço apresenta atividades do Governo no Litoral

11 fev 2021 às 15:44
Por: Agência Estadual de Notícias

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, coordenador estadual do Verão Consciente 2020/2021, divulgou balanço de 50 dias das ações do Verão Consciente 2020/21 no Litoral. Os números foram apresentados ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, aos prefeitos da região e deputados estaduais.

A divulgação aconteceu nesta quarta-feira (10) em uma reunião restrita, devido à pandemia, na cidade de Matinhos. Também estavam presentes os coordenadores ou representantes das instituições do Governo do Estado atuantes no Verão Consciente.

O secretário da Casa Civil, Guto Silva, avaliou os resultados das atividades no período. “Este foi o ano do verão consciente, porque nosso foco foi mais educativo em função da pandemia. Está sendo feito um ótimo trabalho. No ano que vem, com toda a estratégia de vacinação, teremos condição de vir com força total num novo formato”, disse.

De acordo com o secretário da Segurança, a pandemia da Covid-19 está sendo o maior desafio nesta temporada. “A gente começou a operação Verão Consciente com a Covid-19, os hospitais todos ocupados, sem previsão do que iria acontecer. Porém, com um grande trabalho de planejamento, estamos passando com sucesso por esse desafio, atuando em todos as frentes e orientado a população.

Um dos destaques foi a redução da necessidade de salvamentos no mar. Na comparação com os primeiros 50 dias da temporada anterior, houve queda de 16% dos salvamentos no mar – caíu de 722 casos para 609, e 547 pessoas saíram da água ilesas. O trabalho dos bombeiros e o cuidado das pessoas também refletiu nas advertências e orientações, que tiveram queda de 26% e 21%, respectivamente.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

SAÚDE E CONSCIENTIZAÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde promoveu ações de enfrentamento à Covid-19, à dengue e outras doenças. As equipes fizeram 12.080 testes RT-PCR, 4.569 deles positivos. Os pacientes receberam acompanhamento dos profissionais de saúde dos municípios. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 201 mil para adquirir os testes e demais exames necessários. Além disso, três veículos de suporte avançado estão disponíveis à população.

Durante 37 dias de atuação da Superintendência do Esporte no Verão Consciente, as atividades precisaram ser adaptadas devido à pandemia. Um dos destaques foi a inclusão de profissionais da área da saúde para reforçar as orientações e a prestação de serviço no combate à propagação do coronavírus. No total, 300 mil pessoas foram orientadas e receberam informações dos profissionais e de universitários treinados pelo Governo do Estado.

VERÃO SEGURO – O comparativo dos primeiros 50 dias das duas últimas temporadas aponta redução de 33,5% nos furtos em geral (de 1.231 para 818) e de 33,7 % nos roubos (de 264 para 175). A prevenção também auxiliou na queda dos casos de furtos e roubos de veículos – os furtos caíram 28,5% (de 49 para 35) e os roubos 50% (6 para 3). A perturbação do sossego, uma das contravenções que mais demandam a Polícia Militar, diminuiu de 343 foi para 289 casos, uma queda de 15,7%.

Com reforço de equipes da Polícia Civil nas delegacias, 61% dos homicídios que ocorreram no Litoral foram solucionados. Dos 18 crimes registrados 11 estão elucidados. Além disso, houve aumento de 32% na instauração de inquéritos policiais nesta temporada. Foram 68 no mesmo período do verão passado e 90 neste ano.

MEIO AMBIENTE E TURISMO - A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também teve resultados positivos nesses 50 dias de Verão Consciente. Além do monitoramento semanal da balneabilidade do Litoral e das praias de água doce do Interior, 241 vistorias e 156 orientações foram aplicadas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Estudantes também atuam em orientações e abordagens a turistas da Ilha do Mel, onde foram colocadas, ainda, quatro cadeiras anfíbias para acessibilidade ao mar.

A Sanepar recolheu em torno 515,7 toneladas de resíduos sólidos nos 48 quilômetros de faixa de areia das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, de 24 de dezembro até 07 de fevereiro. O número representa uma média diária de 11,2 toneladas de lixo recolhidos no Verão Consciente. No mesmo período da temporada passada a média diária foi de 13,5 toneladas.

A empresa também distribuiu aos banhistas 150 mil unidades de sacolas biodegradáveis para armazenamento de lixo. Essa ação, assim como o trabalho de coleta de resíduos nas praias, é feita por cerca de 120 pessoas, a maioria moradores do Litoral paranaense, divididas em 10 equipes.

Para garantir o fornecimento de energia a toda população do Litoral e também aos veranistas, a Copel tem geradores de energia à disposição e aumentou o número de trabalhadores na região.

Devido às fortes chuvas de janeiro, a Defesa Civil Estadual levou ajuda humanitária aos municípios de Morretes e Guaraqueçaba, fez acompanhamento dos locais de risco atingidos pelas chuvas e atuou na desobstrução de vias, principalmente a que leva à Guaraqueçaba. Foram feitas ainda duas grandes operações de combate à dengue e a entrega de material de prevenção à Covid-19 (álcool, álcool gel e máscaras faciais) aos municípios do Litoral.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes; os deputados estaduais Fernando Francischini, Paulo Roberto da Costa (Galo) e Emerson Bacil; os prefeitos de Matinhos, José Carlos do Espirito Santo; de Guaratuba, Roberto Justus, e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; o coordenador adjunto do Verão Consciente 2020/2021, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o assessor militar da Secretaria da Segurança, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; e demais representantes das instituições envolvidas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.