Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

CGE aprimora controle da administração pública

30 out 2020 às 16:38
Por: Redação Tarobá News

Investimentos em recursos humanos e inovação geraram economia para as contas públicas, principalmente no combate ao novo coronavírus. O trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que completa sete anos nesta sexta-feira (30), já auditou processos de contratação que somaram mais de R$ 300 milhões, e o volume tende a aumentar.

Para o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, este é apenas um dos resultados alcançados com a estruturação da CGE que começou ano passado. “Trabalham na CGE quase 100 pessoas, boa parte servidores de carreira. Antes, esse número não chegava a duas dezenas. O reforço concedido pelo Governo do Estado ao seu principal órgão de controle interno mostra o compromisso com a integridade e a ética”, afirmou Siqueira.

O controlador-geral disse que há muito a comemorar. “O Paraná se mantém a parte de tantos casos de corrupção noticiados pela imprensa nacional. Estamos melhorando o sistema de ouvidoria, implantamos o Programa de Integridade e Compliance em praticamente todos os órgãos da administração direta e ficamos sempre entre os primeiros em transparência no enfrentamento à Covid-19”, enumerou.

DESAFIO - O controle das despesas referentes ao combate à Covid-19, segundo Siqueira, foi a “prova de fogo” para mostrar que a CGE, apesar dos poucos anos, está madura para este e outros desafios.

Desde o início da pandemia, com a consequente da flexibilização dos processos de aquisição pública no Brasil, a CGE/PR auditou, dentro da metodologia IA-CM no modelo de Auditorias de Conformidade, processos de contratação que somam mais de R$ 300 milhões.

Outras notícias

PRF apreende 380 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-277, em Guarapuava

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

A auditoria prévia de conformidade impediu gastos desnecessários e garantiu a probidade dos procedimentos. “De início, determinamos três princípios. Registro e documentação de todas as atividades e interações; a formalização exaustiva das justificativas a fim de evitarmos falhas de interpretação nos fundamentos de aquisição de produtos, insumos e serviços para enfrentamento à Covid-19; e da transparência e publicidade a todas as ações realizadas durante esses tempos atípicos”, completou o controlador-geral.

DIÁLOGO - O diálogo com órgãos de controle externo, na avaliação de Siqueira, ajudou a traçar um rumo seguro para o enfrentamento ao novo coronavírus. Foi instituído um Comitê Interinstitucional, com Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e membros do Governo do Estado, para analisar e debater operações realizadas e boas práticas de integridade dos contratos da administração pública.

“Assumimos o compromisso, com a garantia da segurança jurídica das relações público-privadas, do bom uso dos recursos públicos e da confiabilidade das interações”, assegurou o controlador-geral.

A CGE também ficou atenta à avaliação feita por organizações da sociedade civil, como Transparência Internacional e Open Knowledge Brasil, para oferecer as informações sobre a doença e seu enfrentamento. Nos rankings montados por essas instituições o Paraná sempre ficou entre os primeiros colocados com notas superiores a 80, na escala até 100.

RIGOR – Para ele, o rigor não foi em vão. Siqueira citou estimativa do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (Unodc) que, em situações normais, de 10% a 25% dos recursos com compras públicas em todo o mundo são desviados por corrupção. “Imagina-se estimativas dobradas e triplicadas em tempos de pandemia global. Cenário inimaginável para a administração pública”, avaliou.

“Esse perigo só pôde ser mitigado com o fortalecimento das ações de compliance, de controle interno e de auditorias internas de conformidade preventiva. O trabalho está alicerçado em cadernos orientativos sobre contratações emergenciais, notas técnicas da rede de controle da gestão pública e recomendações quanto à realização de certames”, destacou Siqueira.

Qualquer pessoa, servidor ou não, pode usar a Ouvidoria do Estado para conversar com o Estado e expor suas manifestações, inclusive denúncias. Os principais canais são o site http://www.cge.pr.gov.br, o telefone 0800 041 1113 ou o whatsapp (41) 3883-4014.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.