Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Cidadão conta com diversos canais para denunciar “fake news” e propaganda irregular

22 out 2020 às 16:25
Por: Redação Tarobá News

Várias são as ferramentas disponíveis para dar mais transparência ao processo eleitoral e ampliar a sua fiscalização. Conheça, a seguir, algumas delas.

Pardal

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, permite que os cidadãos realizem denúncias de propaganda eleitoral irregular ou ilegal em tempo real, por meio do envio de fotos e vídeos. O app também permite a notificação de outras infrações eleitorais, como compra de votos e doações e gastos eleitorais irregulares.

Disparos de mensagens

Pela primeira vez, nas Eleições 2020, a Justiça Eleitoral proibiu expressamente o disparo de mensagens em massa na norma sobre propaganda eleitoral. Foi criado um formulário on-line para receber as denúncias. O WhatsApp conduz uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as políticas do aplicativo e, se for o caso, bani-las.

Outras notícias

PRF apreende 380 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-277, em Guarapuava

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

Gralha Confere

Para verificar informações duvidosas sobre o processo eleitoral e a segurança do voto que circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais, o eleitor pode entrar em contato com a agência de checagem do TRE-PR, Gralha Confere, pelo número 41 98700-5100.

Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um assistente virtual, por meio do qual é possível acessar os principais serviços da Justiça Eleitoral. Para entrar em contato com o chatbot, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 aos seus contatos ou acessar o link wa.me/556196371078. O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o "Fato ou Boato?".

Zonas Eleitorais

O poder de polícia sobre a propaganda eleitoral é exercido por juízes eleitorais. No entanto, o juízo eleitoral somente pode determinar a imediata retirada de conteúdo na internet que, em sua forma ou meio de veiculação, esteja em desacordo com o a legislação.

Confira as zonas eleitorais responsáveis pela propaganda em municípios com mais de uma zona

Confira a relação completa das zonas eleitorais do Paraná

Ministério Público Eleitoral


O eleitor, ao identificar um ato de corrupção eleitoral, deve procurar provas - por meio de testemunhas, vídeos, fotos, áudios, documentos - e noticiá-las diretamente aos procuradores regionais ou aos promotores eleitorais do Ministério Público Eleitoral (MPE). A denúncia pode ser feita no período de eleições ou fora dele.

Fale com o Ministério Público do Paraná

MPF Serviços

Os eleitores também podem fazer denúncias ao Ministério Público Eleitoral por meio do portal MPF Serviços. Para protocolar a denúncia, basta clicar na aba Representação inicial (denúncia), fato ilícito ou irregularidade, que leva direto para a Sala de Atendimento ao Cidadão.

O ideal é que o eleitor apresente junto com a denúncia informações como data, hora e o endereço da irregularidade e também encaminhe fotos ou documentos que possam auxiliar na comprovação do ilícito. O MPF Serviços está disponível também por meio de um aplicativo que pode ser baixado para iOS e Android.

OAB Voto Legal

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibiliza o aplicativo OAB Voto Legal, que permite aos cidadãos denunciar atos de corrupção eleitoral de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto. Para baixar o aplicativo, basta entrar no site oabcaixa2.com ou, no caso de aparelhos androides, diretamente na loja do Google Play. Quem preferir também pode realizar as denúncias pelo e-mail [email protected].

Ao receber a denúncia, um comitê verifica se o fato configura realmente uma infração à legislação eleitoral e, em caso afirmativo, encaminha ao Ministério Público.

Redes Sociais

Pelo Facebook e Instagram, o eleitor pode denunciar qualquer notícia falsa clicando nos três pontinhos que ficam no canto superior direito da página, ícone presente nos dois aplicativos.

Para denunciar um conteúdo pelo Twitter, é preciso clicar no canto superior direito do post e ir em "Denunciar Tweet". A plataforma já declarou que vai remover informações falsas ou enganosas que tenham como intuito diminuir a confiança do público na eleição.

Cartilhas

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recomenda que, no caso de propaganda eleitoral, antes de realizar a denúncia, o eleitor consulte a Cartilha de Propaganda Eleitoral para verificar se a propaganda é proibida ou permitida. As regras da propaganda eleitoral são disciplinadas principalmente pela Lei nº 9.504/ 97 (Lei das Eleições) e pela Resolução TSE nº 23.610/2019. Já no caso de conteúdos desinformativos, todas as verificações já realizadas pelo TRE-PR estão disponíveis no site do Gralha Confere, onde também é possível acessar uma cartilha que ajuda a identificar notícias falsas.


CCS/TRE-PR

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Laudo aponta que motorista de aplicativo foi morto com 24 facadas em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Família busca jovem de 19 anos que desapareceu em Londrina há mais de 40 dias

Cidade
Londrina e região

Jovem morre em acidente de moto na zona leste após pegar veículo sem autorização

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.