Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Com apoio de Israel, parcerias institucionais vão fortalecer projetos da Escola Agrícola 4.0

03 nov 2022 às 07:30
Por: Agência Estadual de Notícias
Agência Estadual de Notícias

A Escola Agrícola 4.0, projeto do Governo do Estado para modernizar o ensino técnico agrícola do Paraná, conta com novas parcerias para fortalecer as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia. O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (1) da assinatura dos protocolos de cooperação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para viabilizar os projetos, um com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e outro com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e com a Câmara de Comércio Brasil-Israel.


Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, passou a abrigar o projeto da Escola Agrícola 4.0, um laboratório de inovações utilizado pelo CEEP Newton Freire Maia, para replicar nos outros 22 colégios agrícolas e florestais do Paraná.


O imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, passou por uma reforma e foi transformado em um Centro de Tecnologia (Cetec). No local, serão desenvolvidas atividades voltadas para as áreas de tecnologia e sustentabilidade, com aplicação na produção agropecuária, especialmente na agricultura familiar.


É aí que entra a parceria com governo israelense. Por meio do consulado e da Câmara de Comércio Brasil-Israel, a unidade recebeu a doação de um biodigestor da marca HomeBiogas. O equipamento já está em uso pelos estudantes, que utilizam os dejetos dos animais criados no colégio agrícola para a geração de biogás. O combustível, por sua vez, abastece a agroindústria que também é tocada pelos alunos.


“É um projeto que vem sendo construído há algum tempo. Cerca de dois anos atrás, estivemos com o embaixador de Israel visitando o colégio, e naquela época ficou acordado que faríamos um convênio entre os governos de Israel e do Paraná”, explicou o vice-governador. “Agora, a tecnologia agrícola que Israel dispõe está sendo colocada à disposição da nossa Escola Agrícola 4.0, para ajudar na formação dos futuros técnicos agrícolas do Paraná”.

Outras notícias

Acidente na BR-277 deixa duas pessoas mortas em Prudentópolis

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

PCPR emite mais de 1,3 milhão de Carteiras de Identidade Nacional e bate recorde em 2025


“Estamos compartilhando o conhecimento que temos em diferentes áreas com os países amigos, como o Brasil. A parceira com o Governo do Paraná na Escola Agrícola 4.0 será importante para ampliar as iniciativas que buscam um futuro mais sustentável”, disse o cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich.


“É um projeto inédito, em que trouxemos a tecnologia de Israel no setor agro para essa escola, e teremos uma escola-irmã trazendo todo o aspecto pedagógico de ensino. Vai se tornar uma grande oportunidade para o Paraná se destacar ainda mais na área de agricultura”, completou o presidente da Câmara do Comércio Brasil-Israel, Renato Ochman.


Já a cooperação com a Superintendência Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê um fortalecimento das atividades acadêmicas da unidade. Por meio das sete universidades estaduais do Paraná, os estudantes poderão ter acesso a estágios, bolsas de estudo e outros projetos acadêmicos.


“O objetivo é colocar à disposição da Escola Agrícola 4.0 todos os ativos tecnológicos das universidades estaduais, que são referenciadas entre as melhores do Brasil e que contam com cursos de excelência na área de Agropecuária”, ressaltou o superintendente-geral da Seti, Aldo Bona. “Tudo o que as sete instituições têm, ficará à disposição dos estudantes do CEEP. No início do ano que vem, eles terão oportunidades de estágio, de bolsas de pesquisa e no envolvimento de projetos para o fortalecimento da educação técnica”.


CEEP


O Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia tem 550 estudantes – cerca de 110 em regime de internato – divididos em cursos técnicos de Agropecuária (Agrícola para o novo ensino médio, iniciado em 2022), Sistemas de Energia Renovável e Meio Ambiente.


Junto às atividades pedagógicas, os estudantes têm diversas aulas práticas, o que inclui a criação de animais, como suínos, aves, carneiros, coelhos e cavalos, produção de hortaliças e uma agroindústria que produz doces e compotas. Agora, junto à Escola Agrícola 4.0, contam com atividades de meio ambiente e energias renováveis.


“Há algum tempo queremos avançar nas questões de tecnologia no colégio, e agora surgiu essa oportunidade de parcerias para trazer equipamentos e novas tecnologias que vão agregar nas aulas práticas”, disse o diretor do CEEP, Edson Blum. “Tudo isso agrega na formação dos nossos alunos, para que eles possam sair mais bem preparados para o mercado de trabalho”.


Ele explicou que o biodigestor já está funcionando e foi instalado no fogão da agroindústria onde os alunos fazem as aulas práticas. Agora, há o interesse em firmar novas parcerias com Israel que possam ser agregadas à escola.


“Estamos ansiosos com novas tecnologias, principalmente na questão do cultivo protegido, das estufas, e hidroponia, que é uma crescente no Brasil e no nosso Estado. Também temos interesse em fortalecer a criação de peixes e outros animais nas pequenas propriedades. Estamos ansiosos com essas novas possibilidades”, destacou Blum.


O diretor-geral da Secretaria estadual da Educação e do Esporte, Vinícius Neiva, ressaltou que há também a possibilidade de intercâmbio entre professores e alunos paranaenses e israelenses, o que deve reforçar a cooperação.


“Dentro do nosso projeto de desenvolvimento da educação e da agroecologia nas escolas agrícolas, essa parceria vai permitir que nossos alunos conheçam tecnologias de ponta. E Israel é muito forte nessa área”, afirmou Neiva. “Além disso, os intercâmbios que poderão ocorrer vão permitir uma troca constante de conhecimento”.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Paraná
Imagem de destaque

Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

Paraná

Operação Rodovida Ano Novo registra 53 acidentes sem mortes nas rodovias federais do Paraná

Paraná

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, por descumprimento de medidas cautelares

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Homem nu em surto psicológico é resgatado após cair próximo à Catedral de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após incendiar a própria residência no distrito da Warta, em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.