Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Com aumento de 22,5% nos inscritos, Paraná tem 5.060 custodiados no Enem PPL 2024

O Enem PPL também contribui para elevar a escolaridade da população prisional. No Paraná cerca de 27% dos detentos estudam de maneira regular.
10 dez 2024 às 16:25
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: PPPR

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) específico para pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade estão sendo realizadas nesta semana (terça-feira e quarta-feira) em todo o território nacional. Neste ano, o sistema prisional do Paraná teve 5.060 custodiados inscritos para o certame, o que representa um aumento de 22,5% em relação ao ano passado, quando foram 4.131 inscritos. Os números deste ano são ainda mais expressivos se comparados com o ano de 2022, quando foram registradas 2.799 inscrições.


As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e a única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas nacionais. O Enem PPL também contribui para elevar a escolaridade da população prisional. No Paraná cerca de 27% dos detentos estudam de maneira regular, com acompanhamento de equipes pedagógicas.


Aplicado dede 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem PPL dispõe de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Polícia Penal.


As provas do Enem PPL são compostas por uma redação (com tema diferente da aplicação do Enem regular) e também por 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. As notas deverão ser informadas aos participantes pelo responsável pedagógico das unidades penais.


“Um dos grandes investimentos realizados pela PPPR na administração de pessoas privadas de liberdade diz respeito à educação. Um dos fatores fundamentais para devolver este indivíduo ao meio social melhor e em melhores condições de contribuir com a sociedade é a capacitação escolar em todos os níveis necessários. O aumento na participação no Enem PPL neste ano demonstra a preocupação da PPPR no preparo adequado destas pessoas para a reinserção social”, destacou o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

Outras notícias

UENP terá curso de Medicina em Cornélio Procópio com 40 vagas anuais

Governo envia mais 46 cartões do Programa Reconstrução para Rio Bonito do Iguaçu

Maiores e com mais tecnologia: montagem dos palcos do Verão Maior começa nesta semana


“O aumento nas inscrições se deve a um esforço conjunto entre a PPPR, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria Estadual da Educação e demais parceiros, que têm trabalhado incansavelmente para ampliar o acesso às oportunidades educacionais no sistema prisional. A participação no Enem é uma porta aberta para novos horizontes, oferecendo aos custodiados a chance de dar continuidade aos estudos, ingressar no ensino superior ou até mesmo se qualificar para o mercado de trabalho. Investir na educação dentro das unidades prisionais é investir em um futuro mais seguro e inclusivo para toda a sociedade”, enfatizou o chefe da Divisão de Educação e Capacitação da PPPR, Blacito Sampaio.


Segundo o Inep, são esperados 97.016 candidatos na modalidade realizada por candidatos que estão em unidades prisionais em todo o País. Do total, 91,7% dos participantes são homens e 8,3%, mulheres. No que se refere à idade, o maior grupo possui entre 21 e 45 anos (46,2%). A faixa etária de 18 a 30 anos representa 41,6% dos participantes, seguida pelo grupo dos que possuem de 46 a 59 anos (9,6%). Maiores de 60 correspondem a 1,6% e menores de 18, a 0,9%. Mais de 1.300 atendimentos especializados foram deferidos. O Enem PPL deste ano está sendo realizado em 785 cidades de todos os estados.


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Com vacinas disponíveis no SUS, Estado reforça imunizantes essenciais às gestantes

Paraná
Imagem de destaque

Mais de R$ 149 milhões do Nota Paraná deixaram de ser resgatados em 2025

Paraná

PCPR cumpre mandados contra suspeitos de praticar manobras ilegais com motos

Paraná

Caminhão bitrem tomba e bloqueia BR-277 entre Palmeira e Balsa Nova

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.