Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Com nova maternidade, Estado amplia oferta de saúde em Guaratuba

20 nov 2020 às 09:37
Por: Agência Estadual de Notícias

A história é recorrente em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Em busca de uma estrutura de atendimento melhor, as gestantes da cidade se acostumaram a trocar o hospital público local pela Maternidade Darcy Vargas. Enfrentam 140 quilômetros de estrada para ir e voltar de Joinville por cerca de nove meses para fazer todo o pré-natal e também o parto na cidade catarinense.

Gerente de um supermercado na cidade, Reginaldo da Conceição Sales conta que a filha mais velha, hoje com dez anos, é uma “paranarina”, a mistura de paranaense com catarina. A esposa optou por ter todo o acompanhamento médico no estado vizinho, estratégia que não encontrou objeção no marido. “Era a melhor opção na época. A maternidade e o serviço de lá eram melhores do que tínhamos disponível aqui em Guaratuba”, conta.

O hiato estrutural, porém, está prestes a ser sanado. O Governo do Paraná autorizou a construção de uma nova maternidade em Guaratuba. As obras já começaram e devem ser concluídas no segundo semestre de 2021. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde no espaço de 1.227 metros quadrados é de R$ 1,12 milhão.

“Saúde é uma das grandes preocupações do Estado e não pode ficar concentrada na capital ou em cidades maiores. Estamos potencializando os hospitais regionais e filantrópicos, os consórcios municipais para garantir que todos os paranaenses recebam o melhor cuidado possível”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “No caso de Guaratuba, para que as mães tenham toda a segurança de que estão sendo bem cuidadas e, assim, as crianças possam nascer com conforto e atendimento de qualidade”, acrescenta.

CADEIA DA SAÚDE – A inauguração da maternidade terá impacto em toda a cadeia da saúde de Guaratuba. O prédio da antiga Santa Casa, onde atualmente funciona o hospital e a maternidade da cidade, foi adquirido pelo município e será transformado em uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A intenção é diminuir o movimento na UBS de Caieiras, bairro bastante populoso do município, e melhorar o acesso da população da região central.

Outras notícias

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

O complexo também vai sediar o novo Centro de Especialidades, que hoje funciona no Eliane-Nereidas. Com a mudança, a edificação se tornará mais uma Unidade Básica de Saúde para atender os moradores destes dois bairros. A iniciativa, explica o secretário municipal da Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, permitirá, ainda, a implantação de mais duas equipes de Saúde da Família, chegando a 13 em toda a cidade.

“Como a maternidade está sendo construída ao lado do Pronto Socorro, Guaratuba passará a contar com um serviço de saúde 24 horas em um único lugar, otimizando os recursos e ampliando a qualidade e a oferta dos atendimentos”, explica o secretário.

ESTRUTURA – O projeto da maternidade começou a ser desenvolvido pela prefeitura em 2017. A unidade terá uma estrutura ampla e moderna, com novos equipamentos no setor cirúrgico, clínico, pediátrico e na maternidade. Contará com salas de estabilização, um centro para cirurgias de pequena e média complexidades e atenderá também emergências. Serão ao todo 30 leitos.

“As pessoas precisam receber o atendimento mais próximo das suas casas. Vamos atender o Paraná por inteiro, com serviços de qualidade em todas as regiões”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ESPERANÇA – É nisso que se apega a caixa de supermercado Jéssica de Moura Cunha. Mãe do pequeno Pedro Augusto, de 3 anos e meio, ela está grávida do segundo filho. A previsão é que a Ana Clara nasça até o dia 5 de janeiro. Ou seja, sem tempo hábil para ser assistida pela nova maternidade.

Mesmo assim, ela comemora. Sem cogitar pegar a rodovia para Joinville, usou a estrutura atualmente disponível enquanto aguarda o centro médico abrir as portas para a população.

“É claro que vai ficar melhor. Mais perto para as pessoas e também com oferta maior de médicos perderemos menos tempo. O hospital lá da Santa Casa é longe”, diz. “No período de fim de ano e verão, muita gente vem para Guaratuba e fica ainda mais difícil para quem mora aqui ser atendido. Estamos ansiosos por essa maternidade, para resolver esse problema logo”, complementa a dona de casa Deise Cristine Elias.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Paraná

PCPR resgata cães e gatos vítimas de zoofilia em Piraquara

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Laudo aponta que motorista de aplicativo foi morto com 24 facadas em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Família busca jovem de 19 anos que desapareceu em Londrina há mais de 40 dias

Cidade
Londrina e região

Jovem morre em acidente de moto na zona leste após pegar veículo sem autorização

Cidade
Londrina e região

Mulher é socorrida após ser agredida na Avenida Duque de Caxias em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.