Empresários da comunidade portuária do Paraná participam nesta semana de uma missão internacional na Espanha, para estreitar relações comerciais e debater alternativas em sustentabilidade e tecnologia. O grupo foi recebido na noite de domingo (20), em Valência, e passará por outras duas cidades espanholas ao longo da semana.
A comitiva é organizada pelo Fórum Brasil Export e conta com a presença do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. “A visita permite uma troca com os portos ibéricos e, também, entre os brasileiros, que viajam juntos, trocam experiências e soluções. O nosso comércio com a Europa é fundamental e ter este momento de aprendizado nos permite continuar no caminho do progresso e do desenvolvimento, para o setor portuário, agronegócio, indústria e mineração do país”, disse Sampaio.
Do Paraná, são 12 empresários participantes. A maioria integra a Atexp (Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá). O modelo de embarque de graneis tem chamado a atenção dos países visitados. “Antes da Espanha, participamos da Portugal Export, nos portos de Sines e Lisboa. Nosso sistema em pool e a eficiência dos embarques dos grãos é referência mundial”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Antes do embarque para Espanha, o grupo foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. Já em Valência, a comitiva foi recepcionada pelos diretores da Fundacíon Valência Port e pelo presidente da autoridade portuária de Valência, Aurélio Martinez.
PARANAENSES - Fazem parte do grupo os empresários que integram a Atexp: André Maragliano, Rodrigo Buffara Farah Coelho, Luiz Fernando de Souza, Helder Sorgi Catarino, João Ivano Marson, Hemerson Costa, Sandro Hech, Eduardo Giaretta, Marlbor Necchio, Juliano Mickus e Silvio Jorge Camargo, além do diretor institucional da FTSpar, Alex Ávila e Adriano Emerick, da Medeiros Emerick Advogados.