Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Corpo de Bombeiros faz mais de 145 mil ações preventivas a afogamentos na temporada

16 mar 2022 às 18:57
Por: Agência Estadual de Notícias

O Corpo de Bombeiros intensificou nesta temporada as ações preventivas dos guarda-vidas para evitar afogamentos. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (16), nesta temporada foram cerca de 145,874 advertências e orientações, um aumento de 16,63% em comparação com a temporada anterior, que somou 125.064 ações deste tipo. A Corporação também faz mais de 800 salvamentos na Operação Verão Paraná – Viva a Vida, de 18 de dezembro de 2021 até 06 de março de 2022.

Mesmo com 18 dias a mais de operação nesta temporada, o número de óbitos se manteve estável em comparação com verão passado, igualmente com 10 mortes.

O trabalho de prevenção inclui as orientações gerais – quando os banhistas procuram um posto de guarda-vidas para pedir alguma informação –, e as advertências, quando os guarda-vidas usam o apito ou gestos para alertar as pessoas que estão na água e se colocam em situação de risco.

“Foi uma temporada de verão bem longa, quando comparamos com a do ano anterior, mas com uma atuação estratégica o Corpo de Bombeiros, que conseguiu prestar um atendimento mais adequado aos nossos banhistas com diversas orientações ao longo da orla”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Nós percebemos que a população também fez a sua parte ao procurar os locais protegidos por guarda-vidas para poder aproveitar o seu momento de descanso e tomar o seu banho de mar”.

Após o encerramento do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, alguns postos de guarda-vidas continuaram ativos no Litoral, todos os dias, até o domingo (13/03). “Além disso, até o feriado de Páscoa, que neste ano acontece no terceiro final de semana de abril, em todos os sábados e domingos o Corpo de Bombeiros atuará de forma preventiva nas praias paranaenses. Depois, retornaremos no primeiro feriado de setembro e continuaremos até o próximo Verão Paraná, nos finais de semana e feriados”, explicou o coronel Vasco.

Outras notícias

Do Gol ao Porsche: valores do IPVA 2026 passam por transformação após redução histórica

PRF apreende 292 toneladas de drogas no Paraná em 2025 e bate recorde histórico pelo 3º ano consecutivo

Primeiro sorteio do Nota Paraná de 2026 distribui R$ 5 milhões em prêmios nesta quinta

SERVIÇOS DE PRAIA – Além da prevenção e orientação sobre segurança no mar e na areia, os guarda-vidas prestaram vários serviços aos veranistas. Dentre as atividades, entregaram 11.554 pulseirinhas de identificação para crianças, 3.548 a mais que na temporada anterior, quando foram destinadas 8.006 pulseirinhas, um aumento de 44,31%.

O balanço do Corpo de Bombeiros aponta que, neste verão, 650 crianças que se perderam de seus responsáveis foram encontradas pelos guarda-vidas. Na temporada anterior foram localizadas 467 – 39% a mais.

VIDAS SALVAS - Para os salvamentos, além de todo suporte de pessoal, com guarda-vidas treinados, viaturas, motos aquáticas e quadriciclos, os bombeiros contaram com o Falcão 08, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), para fazer os atendimentos em toda a orla.

Nesta temporada foram 862 salvamentos apenas na Costa Leste do Estado, um aumento de 15% em relação à temporada anterior, quando houve 749. Ainda segundo o coronel Vasco, esse crescimento se deve ao maior número de pessoas que frequentaram as praias paranaenses, já que na temporada 2020/2021 estavam mais rígidas as medidas para combater a pandemia.

ÓBITOS – Mesmo com o aumento no número de salvamentos e com mais dias de Verão Paraná, o Corpo de Bombeiros não registrou elevação no número de óbitos – foram 10 mortes em cada um dos períodos.

“Nós sabíamos que este ano a procura pelas praias do nosso estado seria maior, por isso aumentamos o número de guarda-vidas presentes no Litoral e percebemos que a resposta da população foi muito positiva, atendendo às solicitações e orientações dos nossos guarda-vidas, pois eles estão ali para preservar o que elas têm de mais valioso: suas vidas”, complementou o comandante.

O Corpo de Bombeiros também atuou fora da areia e da água durante o Verão Paraná, como no Atendimento Pré-hospitalar, que na temporada 2021/2022 registrou 425 ocorrências, contra 377 no ano anterior. Outro destaque foi a Busca e Salvamento de pessoas que estavam perdidas em montanhas, picos ou no mar, que somaram 213 situações neste verão e 188 na temporada 2020/2021.

ÁGUAS-VIVAS – Um fenômeno bastante recorrente durante o verão foi o aparecimento de águas-vivas ou caravelas no mar. Ainda assim, o número de casos foi inferior neste verão. Os bombeiros militares atenderam 1.019 situações nesta temporada, contra 2.145 na anterior, uma queda de 52,49%.

GUARDA-VIDAS CIVIL – No começo da temporada o Corpo de Bombeiros iniciou o Curso de Guarda-Vidas Civil e, ao longo do verão, eles reforçaram o trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e nos atendimentos a afogamentos no mar, rios e lagos. No total, 55 guarda-vidas concluíram o curso e estão aptos a atuar como guarda-vidas no Litoral ou em outro local.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Bibliotecas em canteiros de obras impactam mais de 6,7 mil pessoas em cinco anos

Paraná
Imagem de destaque

Hemepar registra baixa no estoque e convoca doadores dos tipos O- e O+

Paraná

Investigação prende três por roubo de caminhão que causou seis mortes no Paraná

Paraná

Jovem que ficou desaparecido no Pico Paraná conta que caminhou 20km na mata; veja entrevista

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

"Trabalhador e pai amoroso": amigos lamentam morte de homem assassinado em academia

Cidade
Cascavel e região

Papa Leão XIV aceita renúncia de dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar emérito de Cascavel

Podcasts

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Podcast Falando de Gestão | EP 44 | Desenvolvimento da Advocacia | Mario Xavier

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.