Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Deputado alerta para aumento de tarifas com venda de ações da Copel

14 jan 2021 às 14:12
Por: Redação Tarobá News

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) alertou nesta quinta-feira (14) que a venda das ações da Copel pertencentes ao Governo do Estado, acionista majoritário, e do BNDESPar, segundo maior acionista, deve resultar em aumentos abusivos nas tarifas cobradas dos consumidores paranaenses para garantir lucros e distribuição bilionária de dividendos aos investidores privados. 

O líder do PROS na Assembleia Legislativa do Parnaá lembrou que há alguns anos o Estado do Paraná vendeu suas ações da Sanepar, reservando para si o mínimo legal de 60%, como forma de manter o controle acionário e cumprir determinação da Lei 18.875, que exige esse percentual mínimo em poder do Estado. "A mesma lei impôs como mínimo legal a propriedade de 51% das ações ordinárias da Copel, de forma a manter o poder acionário também dessa empresa", citou o deputado.

"Há tempos venho afirmando que, desde a venda das ações da Sanepar, a empresa deixou de trabalhar pelo povo do Paraná para trabalhar pelos investidores", afirmou. "Prova disso são os constantes e absurdos aumentos nas faturas de água e a distribuição bilionária de valores a títulos de dividendos e juros sobre o capital próprio aos investidores", apontou o deputado, destacando que "agora, silenciosamente, vemos o Governo do Estado se movendo no sentido de fazer o mesmo com a Copel". 

Fato relevante - O deputado se referiu ao Fato Relevante 01/21, no qual a companhia divulgou a intenção de o Estado votar favoravelmente ao programa de UNITS, mas para migrar ao nível 2 de Governança Corporativa da B3 S/A condiciona seu voto à realização e liquidação de oferta pública de ações de titularidade do Estado do Paraná em conjunto com a oferta a ser realizada pelo BNDES Participações, permanecendo com seu controle acionário. "O Estado detém 58,6% das ações ordinárias da Copel e pode, sem perder o controle acionário, desfazer-se de 7,6% das ações ordinárias da empresa. Um negócio na casa de 1,5 a 2 bilhões de reais", detalhou.

Segundo Soldado Fruet, o fato não seria tão preocupante se o BNDESPar também não estivesse vendendo sua parte, que corresponde a 26,4% das ações ordinárias da Copel. "Desse modo, teremos exatamente 34% das ações ordinárias da Copel lançadas no mercado esse ano e, assim como ocorreu na Sanepar, os investidores que as adquirirem irão exigir cada vez mais lucros bilionários pagos às custas do povo paranaense. Veremos na Copel o que já ocorre na Sanepar", disse.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

Bilhões em caixa - Chamou a atenção do deputado que a Copel acabou de se capitalizar com a venda da Copel Telecom. "Foram mais de R$ 2 bilhões que entraram no caixa da empresa". O deputado também lembrou que em breve o controle da Usina Foz de Areia, a maior da Copel, deverá passar para mãos particulares. "Muitos outros bilhões entrarão no caixa da empresa decorrente da venda de 51% dessa usina", comentou.

"Vemos a Copel pouco a pouco sendo desmanchada e passada aos interesses privados. No passado, juraram que isso não aconteceria com a Sanepar e agora, todos nós vemos como a Sanepar tem agido, defendendo os interesses dos investidores em detrimento aos dos paranaenses", enfatizou. O deputado observou ainda que o Estado solicitou que a Copel pague dividendos extraordinários com o maior valor possível, "o que poderá comprometer valores previstos a título de reserva de lucros, que poderiam ser usados para garantir o crescimento da empresa".

De acordo com o deputado, "se o Governo anuncia aos quatro ventos a excelente condição financeira do Estado, fica nesse momento a pergunta: por que pedir mais dinheiro à Copel?". Para Soldado Fruet, "fica o alerta para que todos nós, parlamentares, acompanhemos essa movimentação para evitar que nos próximos anos, tenhamos que subir na tribuna para questionar os aumentos abusivos da Copel assim como temos feito questionando os da Sanepar".

Alep

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.