Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Dia D: Estado vai apoiar municípios na mobilização contra a dengue neste sábado

29 fev 2024 às 16:49
Por: Agência Estadual de Notícias
Roberto Dziura Jr/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o apoio do Comitê Estadual Intersetorial de Controle da Dengue, e os municípios estarão mobilizados para o combate à dengue neste sábado (2), no chamado Dia D de combate ao mosquito. As ações vão focar na prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti. A Sesa, por meio das 22 Regionais de Saúde, solicitou a adesão de todas as prefeituras para ajudar a controlar a situação epidemiológica da doença. Equipes da pasta vão participar de mobilizações em diversas cidades.


A proposta é a ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todos os municípios, visando a adesão dos paranaenses na atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação.


A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção mecânica dos criadouros é coletiva.


“Conto com a colaboração e apoio de todos em uma força-tarefa de prevenção e cuidado. Estamos nessa batalha diariamente, monitorando e acompanhando a situação no Estado, mas neste sábado, em especial, pedimos que dediquem um tempo do dia para olhar o seu espaço, sua casa ou quintal e eliminar o que possa servir de criadouro do mosquito”, alertou o secretário de Estado Beto Preto.  


DADOS – Até esta terça-feira (27), foram notificados 155.500 casos de dengue no Paraná, com 58.567 confirmados e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024. A Sesa monitora a incidência diariamente e por semana epidemiológica, dando orientação aos municípios nas ações e ofertando treinamentos para técnicos de saúde. 

Outras notícias

Feminicídios com uso de fogo crescem 77% no Paraná

Produtividade sem grandes investimentos será destaque para micro e pequenas indústrias na Expo+Indústria

Operação Porto Seguro cumpre mandados e apreende arma e drogas em Porto Amazonas


Nesta quarta-feira (28), aconteceu a terceira reunião do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue. Ele foi criado em 2019 com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. É composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado, representantes do Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR) e entidades da sociedade civil organizada.  


“Neste momento, em que o Paraná e seus municípios sofrem com o aumento expressivo dos casos de dengue, é muito importante que todos estejam muito atentos aos sintomas. E em caso de febre alta, dores nas articulações e atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, procure um serviço de saúde”, alertou a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.  


“O atendimento logo nos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a doença se agrave. Não tome remédios por conta própria sem uma avaliação do serviço de saúde”, complementou.   


Governo do Estado e Ministério da Saúde aprimoram combate à dengue em Apucarana

DIA D – A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é "10 minutos contra a dengue", que representa uma convocação para cuidado perto de casa. 


Segundo o governo federal, desde o início de 2024 foram notificados 991.017 casos suspeitos de dengue no País, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 207 óbitos confirmados e 674 em investigação. Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março. 

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Polícia Civil apreende quase meia tonelada de drogas e arsenal avaliado em R$ 22 milhões no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Integração policial derruba índices criminais no Paraná

Paraná

Adolescente de 14 anos gritou por socorro antes de ser assassinada, diz polícia

Paraná

Ana Beatriz recebe polilaminina após acidente em Curitiba

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem encontrado morto em Londrina seria cidadão americano

Cidade
Londrina e região

Polícia resgata idosa e investiga filho por cárcere em Londrina

Cidade
Londrina e região

Veja onde aproveitar as festas juninas e julinas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Procon recebe 11 denúncias contra oficina investigada em Londrina

Cidade
Londrina e região

Manobra perigosa termina com carreta apreendida na BR-369

Podcasts

Angélica Duarti Talks | EP 9 | Parapsicologia e os Mistérios do Cosmos | Rogelio Raquel

Sem Cerimônia | EP 7 | Os Cuidados Antes e Depois da Cirurgia | Amanda Luz

PodFala com a Tai | EP 18 | Os Desafios da Carreira Independente | Anágela Cantora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.