Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Disque Denúncia tem número recorde de registros em 10 anos

06 out 2020 às 14:39
Por: Redação Tarobá News

O número de informações repassadas ao Disque Denúncia 181 nos oito primeiros meses deste ano foi o maior registrado durante o mesmo período nos últimos dez anos. De janeiro a agosto de 2020 foram inseridas no banco de dados do Centro Integrado de Denúncias 181 mais de 33,5 mil denúncias. Maior credibilidade no serviço e o anonimato garantido são os principais fatores para o aumento, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Na comparação de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período de 2019, o aumento das denúncias chega a 60%. Nos oito primeiros meses de 2020 foram 33.567 denúncias, 12.680 a mais que as 20.887 no mesmo período em 2019. O aumento é de 76% em relação aos oito primeiros meses de 2018, quando foram registradas 19.073 denúncias. Em 2020, foram inseridas no sistema do 181 uma média de 137 denúncias por dia relacionadas a diversos crimes.  

“Procuramos sempre reforçar nosso trabalho para fornecer, cada vez mais, um serviço de eficiência para a população. O Disque Denúncia 181 é um programa que funciona há anos e já colaborou com diversas ações desenvolvidas pelas forças policiais do Estado. É de extrema importância, pois é uma das formas que colabora para unir cidadão e forças policiais”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares.

Para ele, outro fator que motivou a população a denunciar é a confiança no trabalho prestado pelo programa. “O cidadão paranaense está mais próximo da segurança pública e sabe que somente com as denúncias conseguiremos chegar aos grandes criminosos e à elucidação de diversos crimes”, completou o secretário.

Segundo o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, o número de denúncias tende a aumentar a cada ano, devido à confiabilidade da população no sistema. “As pessoas estão ligando mais, estão procurando a integração com as instituições públicas, para que os crimes possam ser apurados e os resultados possam ser alcançados em prol da segurança pública e da proteção das pessoas. Fazendo um comparativo em relação ao mesmo período dos últimos dez anos, os números desse ano estão bem acima em relação aos anos anteriores”, informou.

Outras notícias

PRF apreende 380 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-277, em Guarapuava

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

O núcleo de atendimento do Disque Denúncia 181 do Paraná conta com profissionais capacitados para a coleta de informações via telefone e, também, com um sistema totalmente informatizado no site do programa, o que colabora para que a população tenha facilidade de acesso. Pelo site também é possível inserir imagens que auxiliem nas investigações policiais.

DENÚNCIAS - Entre as denúncias registradas de janeiro a agosto deste ano, o mês com maior volume foi julho, quando 4.864 novas informações foram repassadas ao órgão, seguido pelos meses abril, com 4.442 denúncias e janeiro, com 4.251. A média mensal foi de 4,1 mil. 

De acordo com a secretaria estadual, o aumento no número de informações repassadas ocorreu também em função da ampliação do sistema, que inicialmente recebia apenas informações relacionadas ao tráfico de drogas e, agora, recebe de diversos outros crimes. 

As denúncias relacionadas ao tráfico de drogas ainda lideram os registros. Em 2020, foram 14.090 informações relacionadas a esse tipo de crime – 42% do total. Em segundo lugar estão as denúncias de crime ambiental (5.094 denúncias), seguida pelas de maus-tratos a animais domésticos (3.947) e daquelas de violência contra crianças e adolescentes (1.168), mulheres (1.084) ou idosos (975).

Entre as denúncias em maior volume nos oito primeiros meses deste ano estão ainda as relacionadas com a pandemia do coronavírus. O Disque Denúncia 181 recebeu 1.354 informações sobre o tema no período. 

“Entendemos que a pandemia também tem uma parcela no aumento desses números. As pessoas ficaram mais em casa, se conscientizaram mais e isso contribuiu para o aumento de denúncias, mas é apenas uma parcela das ligações. Percebemos que as pessoas realmente estão ligando, sendo bem atendidas, e estão recebendo atenção de nossos profissionais, que têm cada vez mais interesse em receber a denúncia e em ouvir as pessoas”, destaca o capitão André.

COMO DENUNCIAR - As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 e também pelo site http://www.denuncia181.pr.gov.br, de forma totalmente anônima. “Essa é a essência do 181. Toda pessoa que liga ou nos procura pela internet jamais terá sua identidade divulgada. Nós não sabemos qual o número da pessoa que nos procura e ninguém vai procurá-lo. O anonimato vai ser sempre garantido e preservado”, ressaltou o coordenador do Disque Denúncia 181.

Além dos crimes citados acima, é possível registrar no programa denúncias relacionadas a homicídios, latrocínio, estelionato, contrabando ou descaminho e de crianças desaparecidas. O Disque Denúncia 181 também recebe informações sobre furto, roubo, crimes de internet ou contra a saúde e de racismo, entre outros.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.