Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Escolas do Paraná fazem simulado de abandono da edificação em casos de incêndio

24 fev 2022 às 22:04
Por: Agência Estadual de Notícias

Alunos, professores e servidores de mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná realizam nesta semana simulações de abandono da edificação, um treinamento da comunidade escolar para saída rápida organizada da edificação em casos de incêndio ou outras emergências. 

O simulado faz parte do Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola, que busca a proteção das unidades de ensino da rede estadual com a formação de brigadistas preparados para agir em situações de sinistro como acidentes, incêndios ou outras situações que possam gerar pânico. O programa é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria da Educação e do Esporte e Secretaria de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros e da Fundepar.

Segundo a Defesa Civil, deve chegar a 4.998 o número de simulados realizados só em janeiro e fevereiro. Ou seja, muitas escolas fazem um treinamento por turno..As ações do programa abrangem três vertentes principais: adequação do ambiente escolar para melhorar as condições de segurança contra incêndio, a formação de brigadistas e os simulados de abandono.

Balanço - Em 2021 o programa realizou 5.006 simulados de abandono, capacitou 2.660 brigadistas escolares na parte prática. Foram entregues 2.063 certificados de conformidade com o Programa Brigadas Escolares para as escolas, além de 208 certificados de licenciamento do Corpo de Bombeiros.

Ações realizadas - Entre 2012, quando o programa foi criado, e 2021 foram capacitados 62.397 brigadistas escolares e realizados 61.020 simulados de abandono emergencial de edificação escolar. Além disso, foram adquiridos 25.711 extintores, 31.185 luminárias de emergência e 83.153 placas de sinalização.

Oferta aos municípios - Em dezembro do ano passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei Estadual nº 20.863, que expande o programa para escolas municipais. A oferta aos municípios ainda precisa ser regulamentada, estabelecendo a forma de operação desta parceria. A regulamentação tem previsão para o final do ano, quando o sistema de gestão e acompanhamento do programa deve ser adaptado a esta nova situação.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Simepar registra quatro casos de nuvem funil em menos de dez dias no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Sisu 2026 ofertará 10,8 mil vagas no Paraná; inscrições começam nesta segunda

Paraná

Em duas semanas, mais de 1 milhão de pessoas assistem aos shows do Verão Maior Paraná

Paraná

Fêmea de macaco-prego é baleada na Região Metropolitana de Curitiba

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Grupo invade enterro e queima corpo durante enterro

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa duas vezes no mesmo dia enquanto família estava em viagem

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

VÍDEO: Câmera registra momento em que trem parte caminhão ao meio em Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Lauana Prado anuncia gravidez em apresentação após término com Tati Dias

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.