Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Estado qualificará 10 mil mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica

04 jul 2024 às 17:44
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Semipi-Pr

O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (4) um repasse de R$ 299,9 mil do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim) para a realização de ações de capacitação, pesquisa e promoção de temas relacionados à igualdade de gênero e ao empreendedorismo feminino em 23 municípios. A ação foi lançada em Guarapuava, a partir da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef), desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).


A ação governamental envolve a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o objetivo de ofertar cursos gratuitos de capacitação multiprofissional para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto será desenvolvido entre 2024 e 2025, com expectativa de atender 10 mil mulheres, aproximadamente.


As cidades foram selecionadas entre as diferentes regiões do Paraná, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São elas: São Mateus do Sul, no Sul do Estado; Campina do Simão, Manoel Ribas, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo, na região Central; Candói, Cantagalo, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, no Centro-Sul; Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha e Pato Branco, no Sudoeste.


A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que sempre que é possível unir as políticas públicas com universidades, seguramente as ações ganham mais, não só em argumentação, mas também em princípios e diretrizes para que possa ser instituída uma política de Estado. “Quando a gente faz uma fundação sólida, como esse programa da Cátedra do Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com certeza quem ganha são as mulheres paranaenses. Precisamos instituir políticas que promovam a igualdade”, assegurou.


Ela acrescentou que o Governo do Estado tem investido nessa agenda. Desde que criamos a Secretaria de Estado da Mulher, o governador deu um passo muito importante nos avanços para as mulheres paranaenses. E é isso que a gente busca por meio da parceria, promover prosperidade para todas elas. E nós, Estado e municípios, trabalharemos com três ferramentas poderosas: combate à pobreza, redução da desigualdade social e transformação das histórias de vida”, completou a secretária.

Outras notícias

Agricultor é preso em flagrante por feminicídio a pauladas contra esposa em Quedas do Iguaçu

Motorista foge após bater em poste na BR-163

Mais Vidas Salvas: ônibus de passeio utiliza sistema de escape na BR-277


NA PRÁTICA - As ações serão implementadas de forma inter e multidisciplinar, priorizando o papel estratégico da educação e da política pública para o desenvolvimento da sociedade, bem como oferecer às mulheres em situação de risco a oportunidade de buscar o protagonismo econômico, por meio do empreendedorismo. A parceria visa proporcionar tanto a redução de desigualdades quanto o alcance ao desenvolvimento econômico e social, contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU).


A professora Loide Salache, coordenadora-geral da Ceef, afirmou que é um projeto que trabalha, principalmente, as questões relacionadas à mulher efetivar o seu empoderamento, o resgate da autoestima, a visão empreendedora, tendo realmente a possibilidade de mudar a sua história de vida. “Ela mudando a sua história de vida por meio da nossa parceria, pela participação no nosso projeto, vai, também, mudar a realidade da sua família. A iniciativa vai mexer com a sociedade de uma forma geral, ainda mais com o apoio da Semipi nas ações”, destacou.


O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, comentou que a Pasta é parceira na execução de um conjunto de ações e projetos, também voltados à defesa dos direitos e proteção da mulher, como os Núcleos Maria da Penha (Numape), conduzidos pelas universidades estaduais.


“Ao todo são 11 núcleos no Estado, que cuidam e acolhem a mulher e sua família. O projeto da Cátedra pode, também, ser submetido a algum dos nossos editais de incentivo, podendo receber, eventualmente, recursos para o seu desenvolvimento. A iniciativa serve, também, para parabenizar as mulheres por desenvolver, no âmbito dos municípios, essa importante missão de fazer com que nós possamos construir uma sociedade melhor”, complementou.


O reitor da Unicentro, Fabio Hernandes, disse que o projeto vem ajudando muitas mulheres a mudar de vida. “Agora, com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa estamos fechando essa parceria, para que o projeto vá para outros municípios da nossa região. Isso mostra a qualidade da universidade pública, que transforma vidas. Para nós, é uma satisfação juntar esse esforço junto à Secretaria, às lideranças políticas da nossa região para, juntos, mudarmos a realidade das pessoas”.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná intensifica ações para mitigar efeitos da estiagem com medidas emergenciais

Paraná
Imagem de destaque

Fuzil roubado de Capitão da Força Nacional por indígenas em Terra Roxa é recuperado

Paraná

Roubo de fuzil: confronto é evitado após negociações com autoridades

Paraná

Deputado Federal cobra explicações do Ministério da Justiça após roubo de fuzil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é morto com facada no pescoço em Londrina; irmão é o principal suspeito

Cidade
Londrina e região

Incêndio de grandes proporções atinge frigorífico em Joaquim Távora

Cidade
Londrina e região

Pai de menino morto em acidente confirma que filho estava sem cinto de segurança

Cidade
Londrina e região

Enteado e padrasto comerciantes ficam feridos após recusarem troca de refrigerante

Cidade
Cascavel e região

"Domingo vou na missa", diz homem à imagem de santa minutos antes de ser morto em Cascavel

Podcasts

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP15 - Munique Oliveira (NTsec)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.