Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Frente Parlamentar defende massificar exames rápidos para detectar Covid-19

09 jun 2021 às 13:53
Por: Redação Tarobá News

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Coronavírus, disse que o colegiado fará mais uma reunião nesta quinta-feira (10) para debater a necessidade de massificar os exames por antígenos para detectar o vírus da Covid-19. A reunião acontece a partir das 9 horas com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

"Temos o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à FioCruz, e que recebeu da Anvisa o registro para fazer o teste rápido para Covid. O teste portátil detecta o antígeno do vírus, por meio da coleta de amostra de secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos", disse.
"Nós precisamos fazer mais, fazer mais do mesmo não está dando certo. Nós temos a mais alta taxa de contágio do Brasil, temos mais de mil pessoas em filas de UTI, taxa de ocupação hospitalar batendo na média em 96%. Problemas de toda ordem, equipes médicas e de enfermagem cansadíssimas e estamos perdendo vidas", completou.

Michele Caputo defendeu o que chamou a intervenção no processo de contágio. "O resultado pelo antígeno é uma das formas de trabalhar as pessoas que circulam, a população economicamente ativa, que usa transporte público, que não fica em casa através de home-office".

Sequelas - A Frente Parlamentar vai debater ainda o tratamento dos sequelados da Covid-19. "Quem consegue sair da UTI vivo, convive meses e talvez a vida inteira com sequelas e muitas delas gravíssimas, de ordem neurológica, cardíaca, hepática, renal, das mais variadas", disse.

O deputado afirmou que já tem gestores trabalhando sobre as sequelas pós-covid porque o problema não é só quando a pessoa está internada no hospital ou unidade de saúde. "Temos que ter programas, ações organizadas, ter a capacidade de monitorar, intervir nos sequelados da Covid. Às vezes é uma sequela um pouco mais simples que vai desde a perda do paladar por algum tempo, mas tem casos de extrema gravidade, tem pessoas que vem inclusive vem a óbito 30, 40, 60 dias depois por conta dessas sequelas".

Michele Caputo ainda lamentou que em junho o país pode chegar a 500 mil óbitos. "Lamentamos que o presidente da República que já negou, minimizou, que foi incompetente na aquisição de vacinas, que através dos seus atos, ações e palavras tem rotineiramente servido de mau exemplo para o nosso povo", disse.

Alep

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Inmet alerta para tempestades e ventos de até 100 km/h no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Forças de segurança farão megaoperação para garantir proteção nos shows do Verão Maior

Paraná

Atropelamento deixa pedestre morto e motociclista gravemente ferido na BR-376 em Ponta Grossa

Paraná

Do Gol ao Porsche: valores do IPVA 2026 passam por transformação após redução histórica

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.