Uma parceria entre a Fundação Araucária e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) está investindo R$ 12 milhões, por meio do Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores, no financiamento de projetos desenvolvidos em várias regiões do Estado.
O objetivo é criar condições favoráveis para que jovens com doutorado possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Paraná e contribuir para a retenção dessa mão de obra extremamente qualificada em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas em áreas consideradas estratégicas para o Governo do Estado.
Paola Sanches Cella, de 28 anos, bolsista do pós-doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL), contribui para o avanço da ciência no Paraná. “Graças a esta bolsa eu consigo me dedicar à pesquisa científica sem precisar sair do Brasil para me especializar. Quando a gente tem recurso, conseguimos desenvolver pesquisa de melhor qualidade em benefício de toda a sociedade”, diz.
Ela desenvolve o projeto “Exercício resistido como tratamento da caquexia do câncer: um estudo dos mecanismos envolvidos usando abordagem translacional”, em que analisa diferentes volumes e intensidades de exercícios físicos em animais com câncer para observar os efeitos do exercício na doença.