Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

23 abr 2024 às 10:56
Por: Agência Estadual de Notícias
- SEDEF

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, realiza no próximo dia 6 de maio a cerimônia de lançamento oficial do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Hidrogênio Renovável. O evento híbrido acontecerá no Campus da Indústria, em Curitiba, e será transmitido pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.


O objetivo é criar uma rede de pesquisa e inovação no Paraná para articular ações que impulsionem o desenvolvimento de tecnologias, a oferta de serviços e a formação de recursos humanos especializados na área do hidrogênio renovável de baixo carbono. Já integram o novo arranjo pesquisadores da UFPR, UTFPR, UEL, UEM, Unioeste e Unicentro.


Segundo consulta à plataforma i-Araucária, que reúne detalhes sobre pesquisas e pesquisadores de todo Estado, são 287 pesquisadores na área ou em assuntos correlatos ao hidrogênio renovável. O NAPI-H2 reúne, em configuração inicial, mais de 20 pesquisadores e bolsistas do CNPq, além de 13 laboratórios, empresas e institutos de pesquisa, entidades governamentais e associações.


Além disso, o Governo do Estado está desenvolvendo um Plano de Hidrogênio Renovável, via Secretaria do Planejamento, para mapear as potencialidades e demandas necessárias para o desenvolvimento dessa cadeia de produção no Paraná. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) também está estudando a matéria por meio da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Hidrogênio Renovável 2035.


Recentemente, o Governo do Estado também publicou um decreto que instituiu a criação do Comitê de Governança que visa incentivar as cadeias de biogás e hidrogênio renovável do Paraná. O objetivo é identificar, propor e acompanhar a elaboração de estudos técnicos que subsidiem a criação de políticas públicas e planos nessas duas áreas e integrar a atuação das secretarias do Estado na matriz energética.



NAPIS – A Fundação Araucária tem 40 NAPIs em andamento. Eles são fruto de articulação entre o Governo do Estado, pesquisadores e a sociedade civil organizada. Entre eles estão pesquisas sobre biogás, nanotecnologia, desenvolvimento em pesquisa genômica, serviços ecossistêmicos, fenômenos extremos do Universo, vulnerabilidade climática e proteínas alternativas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Novo boletim semanal da dengue confirma mais 203 novos casos da doença no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Helicóptero da PRF transporta criança de 3 anos para realizar transplante em Curitiba

Paraná

Corpo é encontrado enterrado em área de mata em Foz do Iguaçu

Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Cidade
Londrina e região

PM teria se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.