Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governador assina decreto que garante reajuste no Salário Mínimo Regional

Governador assina decreto que garante reajuste no Salário Mínimo Regional
08 fev 2023 às 07:19
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou no fim da tarde desta terça-feira (07) o decreto ( 435/2023 ) que oficializa o reajuste do Salário Mínimo Regional, garantindo que o Paraná seguirá com o maior do País. O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) aprovou em janeiro a proposta e os valores finais. No Paraná, são quatro faixas e haverá aumento real em todas elas.


Na primeira, que engloba trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca, o salário salta para R$ 1.731,02, com ganho real de 1,06%. Os valores para os demais grupos são R$ 1.798,60 (setor de serviços administrativos, serviços gerais, reparação, manutenção, vendedores do comércio em lojas e mercados, e trabalhadores domésticos, um reajuste de 1,02%), R$ 1.859,19 (empregados na produção de bens e serviços industriais, com ganho de 0,98%) e R$ 1.999,02 (técnicos de nível médio, aumento de 0,92%).


O mínimo regional não se aplica aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, nem aos servidores públicos.


O cálculo levou em consideração a mesma estimativa de reajuste na parte correspondente ao comparativo com o Salário Mínimo Nacional (fixado em R$ 1.302,00), gerando equivalência de aumento, e na parte restante, referente à diferença entre os mínimos nacional e estadual (já que o estadual é sempre maior), o aumento foi feito com base na evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 5,93%.


"O Paraná segue com o maior Salário Mínimo Regional do País, uma conquista que ajuda a manter a nossa economia em alta. Esse trabalho é fruto de amplas discussões envolvendo o Ceter, que é composto por integrantes do Governo, dos trabalhadores e dos sindicatos patronais", disse o governador Ratinho Junior. "Em consenso, o Paraná segue avançando com essa política que é referência nacional".

Outras notícias

Idosa de 65 anos desaparece e polícia prende suspeito de receber Pix de 80 mil

Ônibus tomba na BR-376 após sair da pista e passageiros ficam feridos

Homem é preso suspeito de obrigar adolescente a se automutilar em São José dos Pinhais


A política de valorização do piso salarial do Estado é fruto de negociação tripartite no Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná. A lei que definiu essa regra existe há mais de 10 anos, o que garante a perenidade das ações nos 399 municípios. 


Como era e como vai ficar:

Faixa 1 - de R$ 1.617,00 para R$ 1.731,02

Faixa 2 - de R$ 1.680,80 para R$ 1.798,60

Faixa 3 - de R$ 1.738,00 para R$ 1.859,19

Faixa 4 - de  R$ 1.870,00 para R$ 1.999,02

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Réu tenta tirar a própria vida durante júri em Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Dois suspeitos morrem em confronto com a polícia na BR-277

Paraná

Mais de 4 milhões de jovens e adultos não concluíram a educação básica no PR

Paraná

PRF apreende mais de 250 kg de maconha após capotamento

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Morre aos 72 anos o apresentador Edson Morais da Tarobá; velório acontece no Jardins Cemitério Parque

Cidade
Londrina e região

Mulher é presa por embriaguez após acidente grave em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva dá trégua e temperaturas sobem em Londrina nesta semana

Cidade
Cascavel e região

Edson Morais é sepultado sob homenagens de amigos e admiradores

Cidade

ESPECIAL Edson Morais: Tarobá realiza homenagem a um dos maiores comunicadores do Paraná e se despede

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | Alimentação Consciente | Rafaela Gouveia

Podcast Conversa com Nassif | EP 19 | Dayane Lucas - Avaliação Psicológica nas Empresas

Podcast Falando de Gestão | EP 67 | Como Avaliar um Negócio | Charles Vezozzo