O governo do Paraná deve declarar situação de emergência pública para dengue até sexta (15). Fontes consultadas pela reportagem do Paraná afirmaram que o último boletim da dengue, de terça (12), com o maior número de casos em uma semana no atual período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023, foi o estopim para a decisão. De acordo com as mesmas fontes, a pressão nas unidades de pronto atendimento e hospitais também aumentou significativamente nas últimas duas semanas.
O decreto de emergência permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação, além de aporte do Ministério da Saúde. Fica mais fácil comprar insumos, contratar pessoas e aumentar a rede de atenção. Em nota encaminhada à redação do Bem Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que a medida está sendo estudada.
De acordo com o boletim, são 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro. As 12 mortes que constam neste informe são de pessoas entre dois e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Três óbitos ocorreram na Regional de Cascavel, nos municípios de Boa Vista da Aparecida, Lindoeste e Nova Aurora; dois óbitos foram na Regional de Paranavaí, ambos no município de Planaltina do Paraná; dois óbitos aconteceram na Regional de Londrina, em Rolândia e Londrina; e dois óbitos foram na Regional de Toledo, nos municípios de Terra Roxa e Toledo. Maringá, Siqueira Campos e Santa Terezinha de Itaipu registraram um óbito cada.
Cidades paranaenses
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decretou situação de emergência por epidemia de dengue. O anúncio foi feito na terça-feira (12). De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade já registra mais de 10 mil casos notificados e 1.280 confirmações da doença.
Agora são pelo menos 19 cidades do Estado que já declararam emergência:
Dois Vizinhos
Lidianópolis
Boa Vista da Aparecida
Quedas do Iguaçu
Cascavel
Quinta do Sol
Ivaiporã
Três Barras do Paraná
Palotina
Santa Lúcia
Espigão Alto do Iguaçu
Moreira Sales
Santa Izabel do Oeste
Paranavaí
Capitão Leônidas Marques
São João do Ivaí
Antonina
Santa Amélia
Foz do Iguaçu
Último estado do sul a decretar emergência
Desde janeiro deste ano, nove estados e o Distrito Federal já decretaram estado de emergência em saúde devido à alta transmissão de dengue no território. São eles: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com 20 óbitos pela dengue confirmados no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) decretou, na última terça (12), situação de emergência em saúde pública no estado.O decreto foi publicado na edição desta quarta (13) do Diário Oficial do Estado. O Paraná agora é único estado do sul que ainda não decretou emergência.
Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica por causa da doença.