Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governo do Paraná libera quase R$ 100 milhões a mais para a Saúde no combate à dengue

04 mar 2024 às 16:33
Por: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou, nesta segunda-feira (04), um aporte adicional de recursos de R$ 93 milhões para auxiliar os municípios no combate à dengue. O valor será distribuído entre diversas áreas e tem como finalidade aprimorar o atendimento hospitalar, garantir a disponibilidade de insumos, instrumentalizar as equipes de agentes comunitários de saúde e intensificar a vigilância em saúde.


O Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Provigia) aportará R$ 60 milhões. Ele investe em ações de prevenção, promoção e proteção da saúde dos municípios. O Provigia possibilita reforçar o monitoramento e combate à dengue com a aquisição de itens como equipamentos para controle vetorial e de proteção individual, insumos, além da produção e divulgação de materiais de conscientização.


Além disso, mais R$ 20 milhões serão repassados aos 399 municípios para a compra de medicamentos e soro fisiológico e outros R$ 5 milhões vão reforçar o atendimento hospitalar referenciado, aprofundando a capacidade e fluxo assistencial e cuidado aos pacientes mais graves.


O Estado também liberou R$ 8 milhões para aquisição de tablets destinados aos agentes de combate às endemias, facilitando o trabalho de catalogação de dados das equipes de campo, sobretudo em relação às visitas domiciliares.


“Estamos realizando um trabalho diário de monitoramento e fortalecimento da rede de saúde para tornar mais efetivo o combate à dengue no Paraná. Estes são recursos que devem expandir ainda mais essas ações, tanto no contingente assistencial, ligado à estrutura hospitalar dos municípios, quanto nas ações de campo, com a vigilância”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


CENÁRIO – De acordo com o último informe epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná soma 58.567 casos confirmados, 155.500 notificações e 23 mortes, além de 37.436 casos em investigação e 53.519 descartados. Neste sábado houve diversas ações dentro do Dia D de mobilização contra a dengue. As equipes municipais, em parceria com as Regionais de Saúde, realizam remoções de focos do mosquito Aedes aegypti em casas, terrenos baldios e espaços públicos, como praças.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Ratinho Junior sanciona lei que reduz em 55% exames da CNH

Paraná
Imagem de destaque

Motorista morre após carro cair de ponte e ficar submerso em Prudentópolis

Paraná

PRF recolhe veículo com mais de R$ 20 mil em débitos na BR-277

Paraná

Estudante do PR ganha menção honrosa em feira mundial de ciência

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.