Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governo estuda adoção de modelo híbrido permanente de trabalho para servidores

23 jun 2021 às 17:23
Por: Agência Estadual de Notícias

Adotado pelo Governo do Estado durante a pandemia da Covid-19, o teletrabalho trouxe resultados expressivos em economia e produtividade. Ferramentas online como o eProtocolo e o Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS) deram agilidade ao trabalho dos servidores e permitiram a realização de tarefas de forma remota e segura.

O prazo médio para o término de um processo licitatório, por exemplo, caiu quase 50% com a introdução da tecnologia digital. Também houve redução significativa de custos. Só com deslocamento, o governo economizou R$ 47,3 milhões, entre manutenção e abastecimento de veículos e viagens oficiais.

Com os resultados e a experiência obtida, o governo estadual iniciou estudos para avaliar a viabilidade da adoção do teletrabalho no pós-pandemia. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pela Casa Civil e a Secretaria da Administração e da Previdência.

“Adotamos o teletrabalho numa emergência e para funcionar tivemos que acelerar projetos e adaptar a forma de gestão para permitir a execução eficiente do trabalho de forma remota. Os resultados mostraram que esta é uma alternativa viável, que pode ser uma opção em algumas atividades do governo”, explica o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

A opção mais viável, adianta Silva, deve ser por um modelo híbrido, que mescle o ambiente remoto e o físico, considerando atividades que não necessitem da presença permanente do servidor no local.

Outras notícias

IPVA 2026 mais barato: 56% dos proprietários de veículos já iniciaram os pagamentos

Paraná investe R$ 56 milhões para construção de APAEs em 25 municípios do Paraná

Saque calamidade do FGTS: moradores de 60 cidades paranaenses podem usufruir do benefício

Equipes da Seap e da Casa Civil analisam as melhores possibilidades e como os servidores que estiveram e ainda estão trabalhando de casa lidam com esse modelo. Dos cerca de 140 mil servidores ativos, 75% chegaram a exercer suas funções em teletrabalho. Atualmente, 5.097 pessoas continuam atuando de forma virtual.

“Isso é o que está sendo discutido no momento, como fazer essa transição, a adaptação dos servidores e as mudanças necessárias para a implantação de um modelo híbrido no Estado”, informa o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto.

EXPERIÊNCIAS  Na terça-feira (22), numa teleconferência com Silva, Micheletto e equipes das duas áreas do governo, gestores de RH de grandes empresas que optaram pelo regime híbrido de teletrabalho de forma permanente contaram suas experiências.

Todos destacaram o potencial oferecido pelo trabalho remoto para aumentar a produtividade, reduzir custos da organização e beneficiar os funcionários, que deixam de perder tempo com locomoção e podem desfrutar de um período maior com a família.

Para que dê certo, no entanto, alertaram para a necessidade de manter a comunicação e o relacionamento entre as pessoas nesse novo ambiente. E também de adaptar a forma de gestão, que deve ser baseada na confiança. Assim, o rígido controle de horário perde força e ganha destaque o monitoramento da eficiência, o resultado final do trabalho, por exemplo.

“É uma mudança não apenas de gestão, mas cultural”, define Guto Silva. “É preciso manter a comunicação entre as equipes, porque delas resultam ideias, inovações; fortalecer a comunicação interna no processo de transição; colocar as pessoas em primeiro lugar, garantindo que o modelo seja bom para todos, e ter a segurança tecnológica necessária para a execução do trabalho”.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Crimes no meio rural caem pela metade após três anos da Patrulha Rural

Paraná
Imagem de destaque

Frente fria derruba as temperaturas em todo o Paraná ao longo da semana

Paraná

Com chuvas do fim do ano, seca recua no Norte do Paraná, aponta monitor nacional

Paraná

Com balística forense avançada, Polícia Científica elucida conexão de crimes distintos

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Grupo invade enterro e ateia fogo em corpo no sul da Bahia

Cidade
Londrina e região

Vídeo feito por passageiro mostra carro a 140 km/h antes de capotar na BR-376

Brasil e mundo
Brasil

Homem que estuprou a própria mãe e estava solto confessa assassinato da enteada

Cidade
Londrina e região

Prefeitura confirma reajuste de 4,5% no IPTU e altera formato de cobrança para 2026

Cidade
Londrina e região

Adolescentes são apreendidos após assalto a juíza aposentada no Jardim Quebec

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.